Saúde

Virada Salvador 2024: Coordenador do SAMU destaca estrutura da saúde no Festival: “a gente está aqui a postos”

Dinaldo Silva/BNews
Coordenador Ivan Paiva destaca grande estrutura montada pela SMS no Festival Virada  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 28/12/2023, às 19h33


FacebookTwitterWhatsApp

Além da segurança que está sendo garantida no Festival Virada Salvador pela Guarda Municipal, a saúde fica por conta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A pasta montou uma estrutura com dois módulos que irão funcionar durante os cinco dias de festa, começando nesta quinta-feira (28) até domingo (1º).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O BNews conversou com o médico Ivan Paiva Filho, coordenador central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ele destacou toda estrutura montada para o evento, apesar de torcer para que não haja grandes ocorrências com quem for apreciar o Réveillon na capital baiana.

A gente faz uma estrutura que é montada a cada ano com a ideia de garantir que se alguém passar mal, se alguém exceder um pouco da bebida alcoólica, que aconteceu já em anos anteriores, ou precisar de algum outro tipo de assistência, nós temos dois módulos de assistência à saúde aqui, um com 20 leitos mais próximo ao palco e o outro módulo com 10 leitos também, com equipe médica de enfermagem completa, ambulância de suporte. A gente se prepara para que nada aconteça, mas se acontecer, a gente está aqui a postos”, afirma.

O líder do Samu também elencou os atendimentos médicos que mais acontecem no evento. Para atender as mais diversas situações, os leitos são equipados com todas as principais medicações de uso na urgência, e principais situações traumáticas.

Uma parte das vezes, assim, intoxicação por bebida alcoólica, algumas pessoas com problemas de pressão arterial, outras pessoas terminam tendo algum mal-estar gástrico. O descontrole de algumas pessoas que acham que não podem continuar tomando suas medicações de rotina porque vão beber aqui, não tomam remédio da pressão, diabetes. Algumas pessoas às vezes se sentam na grama e acabam sendo picados pelas formiguinhas e pequenos acidentes. No mais, é sempre uma festa muito tranquila”, finaliza.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp