BNews Turismo

José Alves ressalta importância do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré para o turismo na cidade

Divulgação
“Da Origem ao Prato" é o tema da nova edição do festival que acontece entre os dias 14 e 24 de outubro de 2021   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/10/2021, às 11h29   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

Nacionalmente conhecido como um dos maiores projetos gastronômicos do estado da Bahia, o Festival Sabores de Itacaré entra para sua 8ª edição e acontecerá entre os dias 14 e 24 de outubro de 2021. Sempre com a proposta de valorização da agricultura familiar, neste ano, seguindo o que ocorreu em 2020, terá uma limitação de público em razão da pandemia da Covid-19.

Com a proposta de traçar a trajetória dos alimentos apresentados, o tema escolhido para esta edição é "Da Origem ao Prato", destacando a história de cada ingrediente e todo o processo de produção e preparo até chegar à mesa do cliente.

O secretário de turismo da cidade, José Alves, destacou importância do evento para a região. “É um evento esperado por todos, já estamos na 8ª edição. É um evento maduro, justamente porque valorizou toda a gastronomia que vem crescendo em função desse evento, e a cada ano se renova positivamente. Esse ano estamos com o tema 'Da origem ao prato', que justamente valoriza os chefs que se capacitaram aqui, que se formaram aqui, que além de trabalhar aqui já trabalham fora do estado e do país”, afirmou Alves. 

O secretário falou com entusiasmo sobre os benefícios do “Festival Sabores de Itacaré” para o turismo: “O Festival vem com a retomada do turismo, com a retomada da ocupação por turista dos hotéis, bares e restaurantes, das nossas ruas, tudo isso de forma organizada, de forma protocolar, seguindo os critérios da vigilância sanitária e OMS”. 

Leia mais:

Mais de 50 países estão aceitando turistas brasileiros; veja quais
Estande da Bahia na Abav atrai operadores do turismo, empresários e prefeitos

Alves também falou sobre uma novidade para o evento esse ano. “Outro ponto importante é que nós acrescentamos, além a já tradicional feira gastronomia, a Feira de Agricultura Familiar e a Feira de Artesanatos. Isso vai fazer com que a dinâmica dentro da feira seja boa. Além disso, vai ter pocket show pra valorizar os artistas da cidade”, finalizou o secretário de Turismo de Itacaré.

A novidade dessa edição também fica por conta da curadoria do chef Junior França. “Esse ano o oitavo Festival Sabores de Itacaré tem grande importância que é a valorização dos chefs locais, dos pequenos agricultores que têm como base a agricultura familiar. Dentro disso, o tema 'Da origem ao prato' faz com que esse fortalecimento seja maior”, afirmou o chef. 

Junior França também explicou a escolha do tema deste ano. “’Da origem’ tem o significado de darmos origem desde quando foi plantado, cultivado, regado, colhido e vendido, até chegar nas mãos dos chefs, que com sua experiência e técnica produzem os pratos. Isso faz com que Itacaré tenha um dos maiores acervos gastronômicos da Costa do Cacau e da Bahia”, destacou. 

“’Da origem’ também simboliza os chefs que começaram em Itacaré, alguns que foram para fora do Brasil, outros rodando o Brasil divulgando os produtos locais”, salientou Junior França.

Seguindo o decreto estadual, o Festival terá um esquema de entrada e saída que permitirá a presença de até 500 pessoas simultaneamente dentro do circuito gastronômico. A estimativa é de que duas mil pessoas visitem o espaço a cada dia. 

Leia também:

Autoridades e representantes de entidades comentam lançamento da página BNews Turismo
Ministro do Turismo anuncia retorno de cruzeiros marítimos no Brasil ainda "este ano"

Com uma programação que envolve cozinha show, feira gastronômica e apresentações artísticas e culturais, o festival do município da Costa do Cacau possibilitará ainda ao público uma imersão online no mundo dos produtores de diversas comunidades itacareenses, onde vídeos serão divulgados nas plataformas digitais do evento e dos restaurantes participantes. 

Além disso, chefs locais renomados irão realizar oficinas gastronômicas abordando conteúdos com temas que valorizam os ingredientes locais, receitas de raiz, culinária afetiva, dicas práticas na cozinha, além de contarem um pouco das suas histórias e desafios.

Nesta 8ª edição será homenageado o ex-secretário de turismo de Itacaré, Júlio Oliveira, que durante sete anos esteve à frente do festival até falecer em junho deste ano. 

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebooke do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp