BNews Turismo

Festival de Forró e Semana da Consciência Negra movimentam turismo em Itacaré

Divulgação
Recentemente, o Festival Gastronômico Sabores de Itacaré movimentou a região  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/11/2021, às 15h34   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

A charmosa cidade de Itacaré, localizada na Costa do Cacau, litoral da Bahia, tem se preparado cada vez mais para o retorno das atividades econômicas, sobretudo o turismo, nesse período em que os efeitos da pandemia do novo coronavírus estão mais brandos em decorrência da vacinação.

Com objetivo de movimentar a cidade e reaquecer o turismo na região, a prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Turismo e Cultura, tem promovido diversos eventos. Depois do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, outros dois eventos que vão deste sábado (13) até o próximo final de semana prometem agitar o município. 

A movimentação começa amanha e domingo com o tradicional Esquenta Itacaré, que é um festival de forró muito conhecido, porém que não foi realizado ano passado por causa das medidas restritivas. O festival consiste em um "arrastão" promovido por uma rural elétrica, que terá como atração principal Targino Gondim, além de bandas locais e convidadas a exemplo de Flor Serena, Trio Marinês, Marlon e o Trio Baianado, Aram e Os Bahiunos, Marcos Abaga, Rafael Zaleia e Natureza e o Forró Bahia.

Em entrevista ao PNotícias, o secretário de Turismo e Cultura da cidade, José Alves, que já havia se pronunciado sobre a retomada das atividades turísticas na cidade, falou sobre a iniciativa: "O esquenta itacaré é um evento tradicional na cidade que não foi feito no ano passado por causa da pandemia. Nele temos uma rural elétrica que puxa uma plataforma mais estreita, onde se faz o evento de forró". 

O secretário também falou sobre a importância de valorizar os artistas locais e anunciou uma novidade para o evento este ano. "Targino Gondim lidera com os grupos dele e da cidade. A gente privilegia muito os artistas locais. Esse ano tem uma inovação, que depois que a rural circula pela Pituba, a rua principal de bares e restaurantes de Itacaré, ele segue pra a Praça São Miguel, passando pela orla da cidade, e toca até meia noite pra finalizar o show. Na praça vai ter barracas de comidas típicas", salientou.

Leia também:

Itacaré retoma turismo com festival gastronômico
José Alves ressalta importância do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré para o turismo na cidade

Outro evento que acontece na cidade, de 16 a 20 de novembro, é a Semana da Consciência Negra 2021. A programação será extensa e prevê seminários, rodas de conversa, debates sobre os quilombos e manifestações culturais protagonizadas pelos quilombolas da região. 

"Para a Semana da Consciência Negra teremos seminários que vão falar sobre os temas voltados para a comunidade quilombola, pois temos aqui sete quilombos. Então, o Conselho dos Quilombolas está participando fortemente. Vamos trazer a discussão sobre as particularidades da consciência negra, preocupações, problemas e soluções. Após os seminários, teremos manifestações culturais dos quilombos de Itacaré, e no final do dia faremos uma festa na Praça São Miguel", disse José Alves em entrevista ao BNews.

O secretário de Turismo e Cultura de Itacaré finalizou reafirmando o compromisso com a segurança sanitária na cidade: "É importante destacar que continiuamos com a campanha pra uso das máscaras e do álcool em gel, além da campanha forte de vacinação em nossa cidade".

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp