BNews Turismo

Brasileiros precisarão de passaporte para entrar na Europa a partir de 2023

Reprodução
Brasileiros que desejam visitar à Europa em 2023 precisarão requisitar o visto  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 13/05/2022, às 15h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão Europeia usará um sistema de autorização de viagem chamado Etias (sigla em inglês para Sistema Europeu de Informação de Viagem e Autorização) para todos os turistas que atualmente não precisam de visto para entrar na Europa até o final de 2022, que deverá estar totalmente operacional em 2023.

Atualmente, os viajantes brasileiros que visitam o continente têm entrada autorizada no Espaço Schengen (acordo sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários) podendo permanecer no território europeu por até 90 dias, sem a necessidade de qualquer visto. Isso ocorre porque os cidadãos brasileiros estão isentos de visto para a zona livre deste espaço citado.

Agora, com a implementação do novo sistema, os cidadãos brasileiros precisarão solicitar uma autorização online (que ainda não está disponível), por 7 euros, a partir do final de 2022 para poder entrar em países da União Europeia. O documento será exigido para aqueles que visitam a Europa para fins turísticos, comerciais, de trânsito e médicos.

Leia também:

Latam espera recuperar 100% de sua oferta doméstica no mês de maio de 2022
Hotel brasileiro é eleito um dos melhores do mundo; saiba qual
Aeroporto Internacional de Salvador ganha rotas inéditas para 18 destinos

Todos os portadores de passaporte brasileiro que solicitarem o Etias serão rastreados em bancos de dados de segurança europeus. De acordo com o site oficial, estão sendo realizadas verificações de segurança com todos os solicitantes para identificar e prevenir possíveis ameaças nos países do Schengen antes que um viajante possa obter sua permissão para viajar e entrar na área.

No momento, os brasileiros estão isentos de apresentar qualquer tipo de documento, além do passaporte, para estadas de até 90 dias nos países da UE. A partir de 2023, será necessário apresentar o Etias e, para obtê-lo, é necessário:

Passaporte brasileiro válido até três meses além da data de estada pretendida;

Cartão de crédito ou débito para pagar a taxa do Etias;

Endereço de e-mail para receber a aprovação do Etias.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp