BNews Turismo

Cidades europeias têm limitado entrada de turistas para frear superlotação

Divulgação / djedj - Pixabay
Superlotação de turistas tem afetado cidades por toda a europa  |   Bnews - Divulgação Divulgação / djedj - Pixabay

Publicado em 28/07/2022, às 20h42   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O turismo está reaquecendo nesses últimos meses após uma longa pausa por conta da pandemia de Covid-19, e algumas cidades francesas estão começando a sentir os efeitos adversos causados pela superlotação de visitantes. Pensando nisso, a entrada de turistas está sendo limitada em vários destinos turísticos como tentativa de frear o problema e evitar multidões.

A superlotação em algumas cidades francesas causou danos à flora e à fauna da região. A Calanque de Sugiton, por exemplo, é um lugar que muitos turistas querem visitar quando visitam Marselha - a vista do mar entre as paredes de pedra é realmente incrível. Mas, de acordo com o Escritório Metropolitano de Turismo e Convenções de Marselha, apenas 500 pessoas por dia podem visitar o local atualmente, ao contrário dos 3 mil visitantes que curtiam a região diariamente antes da pandemia.

Em Marselha, outra ação foi implementada, a cidade agora conta com a presença de 50 guias que estarão posicionados em pontos estratégicos do destino turístico, em busca de orientar os turistas sobre as boas práticas de preservação da natureza, além de gerenciar os fluxos das pessoas.

Controle em outras regiões francesas

Na Córsega, as Ilhas Lavezzi, o Vale de Restonica e a região das Agulhas de Bavella estão sempre no centro das atenções dos turistas. Assim, para proteger o meio ambiente, também foram adotadas cotas diárias, em que o visitante precisa fazer uma reserva com antecedência para visitar esses lugares.

A região sul da França, que inclui a famosa Cote d'Azur, Provence e os Alpes, está tomando medidas para frear o excesso de turistas. Em colaboração com o aplicativo Waze, a ideia é controlar o fluxo de pessoas nos horários de pico - o aplicativo anunciará, nesses horários, outra região a ser explorada ou um restaurante no caminho para o turista parar um pouco, para evitar chegar a uma atração turística lotada.

Controle na Europa

A França não é o único destino turístico a adotar medidas restritivas para o excesso de turistas. Veneza, na Itália, vai passar a cobrar uma taxa de até 10 euros dos visitantes, a partir de janeiro de 2023, em busca de tentar controlar esse alto fluxo de visitantes e arrecadar fundos para investimento na cidade.

Algumas atrações turísticas também têm limite pré-estabelecido de turistas, como o Coliseu, em Roma, que só pode receber no máximo 3 mil pessoas dentro do prédio por vez.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp