BNews Turismo

Com casos de covid entre tripulantes, Azul vai cancelar centenas de voos em janeiro, diz sindicato

Divulgação
Com cerca de 5 mil pilotos e comissários, a empresa aérea é a líder em transportes de passageiros no Brasil nos últimos 12 meses  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/01/2022, às 08h02   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Com uma alta de 405% nas dispensas médicas de tripulantes em janeiro deste ano em relação à média histórica, a Azul vai cancelar "centenas de voos" até o final do mês, segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Ondino Dutra. A entidade representa pilotos e comissários de voo.

As ausências se dão diante da necessidade de isolamento de tripulantes com síndromes gripais como Covid-19, em meio ao avanço no país da variante ômicron, e do vírus H3N2 da influenza. "O que a empresa nos disse hoje: ela [Azul] pretende cancelar centenas de voos em janeiro, na segunda quinzena, em especial, por falta de tripulantes", disse Dutra.

Com cerca de 5 mil pilotos e comissários, a empresa aérea é a líder em transportes de passageiros no Brasil nos últimos 12 meses, segundo dados da Agência Nacional de Transporte Aéreo (Anac). Segundo o sindicato, a Azul não informou quanto representava, em números absolutos, o aumento de 405% nas dispensas médicas.

A empresa propôs aos tripulantes a possibilidade de folgar uma vez a menos por mês até março --9 vezes, em vez das 10 folgas mensais previstas em lei. Em troca, pagará bonificações que variam de R$ 489 a R$ 2.201 por folga concedida. O valor varia de acordo com a função: comissários ganham o menor valor; e comandantes de voos internacionais, o maior. A adesão dos funcionários é voluntária.

Em nota, a Azul reafirmou que a reprogramação se deve ao aumento do número de dispensas médicas. Afirmou ainda que mais de 90% das operações normais e que os passageiros estão sendo notificados com antecedência sobre alterações. As informações são do G1.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Leia a íntegra da nota da Azul:
“A Azul informa que por razões operacionais alguns de seus voos do mês de janeiro estão sendo reprogramados. A companhia registrou um aumento no número de dispensas médicas entre seus Tripulantes – casos esses que, em sua totalidade, apresentaram um quadro com sintomas leves - e tem acompanhado o crescimento do número de casos de gripe e covid-19 no Brasil e no mundo. É importante ressaltar que mais de 90% das operações da companhia estão funcionando normalmente e que os Clientes impactados estão sendo notificados das alterações, reacomodados em outros voos da própria companhia e recebendo toda a assistência necessária conforme prevê a resolução 400 da Anac.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp