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Consumidores recorrem à Justiça para utilizar pacotes de turismo vendidos pela Hurb; entenda

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Pacotes promocionais são vendidos sem uma data específica para viajar  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pam Patterson - Pixabay

Publicado em 20/01/2023, às 16h42 - Atualizado às 17h55   Téo Mazzoni


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Os consumidores que adquiriram pacotes de turismo com datas flexíveis, vendido pela Hurb, estão recorrendo à Justiça pois ainda não conseguiram utilizar os serviços contratados. A empresa alegou dificuldade com a malha aérea promocional. 

Os pacotes promocionais são vendidos sem uma data específica para viajar. O consumidor escolhe três opções de datas num período pré-definido. Caso não existam opções de voos nos dias escolhidos, a empresa sugere uma data próxima.

De acordo com os consumidores, a viagem geralmente é adiada 45 dias antes da data que aconteceria o embarque, e muitas das vezes, remarcada apenas para o semestre seguinte. 

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A sessão "Reclame Aqui" da empresa disparou de 2022 para cá, com mais de 48 mil registros de reclamações contra a empresa Hurb. Apenas no último semestre do ano passado, foram quase 31 mil reclamações, uma média de 169 por dia.

Os consumidores que estão insatisfeitos com as recorrentes remarcações de data têm direito de pedir o reembolso dos valores gastos com correção monetária. A empresa também deverá arcar com os valores relacionados a compra de passeios no destino ou passagens de avião para complementar a viagem.

Procurada pela reportagem do BNews Turismo, a Hurb afirma que "Os pacotes de data flexível oferecidos pela companhia são aqueles promocionais, em que não é possível garantir uma data específica para a viagem no momento da compra. Os voos e o hotel da viagem são definidos de acordo com a disponibilidade do tarifário promocional. Essa disponibilidade acontece quando a diferença de valor entre a Tarifa Pública (valor oferecido ao consumidor final) e a Tarifa Promocional (tarifa exclusiva oferecida a alguns parceiros) do transporte aéreo é maior ou igual à 30%. Dessa forma, a disponibilidade do tarifário promocional é condição para o agendamento de data para a viagem". 

A empresa ainda ressaltou que "na plataforma de venda dos pacotes de viagem, há sinalização de que as datas escolhidas pelo viajante nesse primeiro momento tratam de sugestões que o Hurb prioriza ao
verificar a referida disponibilidade de tarifário promocional. Dessa forma, o pacote é comercializado
como uma oferta a ser executada dentro do período regulamentado, não sendo limitada a um mês
ou datas fixas". 

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