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Embratur celebra dois anos de atuação como Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo

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Confira as principais ações da entidade que celebra dois anos e tem muitos desafios pela frente  |   Bnews - Divulgação Divulgação // Embratur

Publicado em 26/05/2022, às 13h30   Redação BNews


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A Embratur completou, nesta quarta-feira (25), dois anos como Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. Neste mesmo dia, em 2020, foi sancionada a Lei nº 14.002/2020, que efetivou a transformação do então instituto em agência de serviço social autônoma, de direito privado, assim como integrantes do Sistema S. A mudança deu mais autonomia à Embratur para a atração de turistas estrangeiros a partir da captação de recursos privados.

De lá para cá, a nova Agência encarou novos desafios e acumulou muitos resultados em sua missão: promover no exterior o Brasil, seus destinos e diversos atrativos. No entanto, o primeiro ano após a transformação foi totalmente atípico. Com o turismo internacional praticamente parado por causa da pandemia de Covid-19 e o decreto de estado de calamidade pública, a atuação da Embratur precisou ser voltada para o mercado interno, utilizando seus recursos para auxiliar o Ministério do Turismo (MTur) a promover o país para os brasileiros.

“Encaramos essa mudança temporária de missão e contamos com o apoio e a parceria do MTur até podermos voltar a atuar no exterior. Foi um período desafiador, mas de muito trabalho e resultados. Agora, estamos 100% focados novamente em apresentar as maravilhas do nosso país para os estrangeiros e ampliar cada vez mais o fluxo de viajantes que vêm conhecer o Brasil”, destaca o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Durante este período, que durou até julho de 2021, a Embratur realizou duas campanhas nacionais. A primeira, “Ser Brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível e seguro”, focou em mostrar aos turistas do país a quantidade de atrativos próximos de casa. Veiculada no rádio, TV, internet e nas ruas, a campanha gerou mais de 600 milhões de impactos -- medição utilizada para indicar uma estimativa de quantas vezes as peças foram visualizadas pelo público. Além disso, a Agência também divulgou o Vacinômetro, usando o prédio da FIESP, em São Paulo, para mostrar ao país o avanço da vacinação e reforçando protocolos de segurança sanitária.

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A inédita atuação nacional também contou com a realização de quatro press trips com jornalistas e influenciadores pelos estados de Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. A ação gerou 150 milhões de impactos e economizou R$ 800 mil, por ter sido totalmente realizada com apoio e parceria do trade turístico nacional. Além disso, a Agência marcou presença nas feiras Boat Show (SP), Festival das Cataratas (PR), Festuris (RS) e Visit Pernambuco (PE), com uma expectativa de retorno de US$ 4,27 para cada dólar investido.

Retorno ao Internacional

A partir de julho de 2021 a Embratur voltou seu foco para sua missão original, de promover o Brasil em outros países e atrair visitantes estrangeiros. Os Jogos Olímpicos de Tóquio marcaram o retorno para a promoção internacional. Com foco na divulgação do ecoturismo e na isenção de visto para os visitantes japoneses, a campanha teve 4,5 milhões de impactos entre julho e agosto na internet e em mídia exterior.

A Agência também voltou a participar de roadshows e esteve em oito países europeus -- Portugal, Espanha, Alemanha, França, Finlândia, Dinamarca, Noruega e Suécia. Foi lançado ainda o novo portal do visitbrasil.com, com novos recursos e layout. Pensando em inteligência turística, a Embratur investiu em ferramentas para divulgar o país no exterior com mais assertividade. Também foram realizados encontros de troca de experiências com o trade e entidades do setor.

Em parceria com as embaixadas brasileiras no exterior, a promoção em cidades como Madri, Montevidéu, Tel Aviv e Roma fizeram parte do rol de ações da Embratur. Em termos de relações públicas, a Agência fez ativações em Argentina, Chile, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai, Emirados Árabes, Espanha, França Portugal, com retorno de R$ 28 milhões sobre os investimentos entre julho e novembro.

Feiras e campanhas

Com o retorno da promoção internacional, a Embratur também pôde voltar a marcar presença nas principais feiras de turismo do mundo e realizar campanhas em mercados estratégicos. A Agência esteve presente na FITUR Madri, a primeira feira internacional realizada após o início da pandemia global, e na Expo Dubai 2020, nos Emirados Árabes, onde em parceria com a Apex teve um dos cinco estandes mais visitados entre os 192 expositores.

Em relação às campanhas, a Embratur retomou suas atividades internacionais com foco na América do Sul e nos Estados Unidos. Para o mercado latino, a “Uno, dos, três, Brasil” apresentou o país como possível destino para o verão. A campanha foi veiculada em Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai na internet, TV fechada, revista e em mídia exterior digital, alcançando 1,4 bilhão de impactos.

Para os Estados Unidos, a campanha “Brazil is visa-free. Come visit” teve como objetivo divulgar aos turistas do país a isenção de visto para que eles venham ao Brasil. Veiculada entre fevereiro e abril deste ano, a ação resultou em US$ 5,7 milhões em viagens a partir dos EUA e aumentou em 78% as buscas pelo termo “visitbrasil” na comparação com o mesmo período de 2021.

Parceria com o Sebrae

Em busca de cada vez mais fortalecer a indústria do turismo e alavancar o posicionamento do setor como atividade essencial para geração de emprego e renda do país, a Embratur firmou parceria com o Sebrae no início de 2022. O acordo prevê investimento de R$ 200 milhões em ações de promoção internacional do Brasil e seus destinos.

Entre as iniciativas estão a participação em grandes feiras internacionais, como a BTL Lisboa (Portugal) e a BIT Milano (Itália), além de press trips, roadshows e campanhas publicitárias.

Próximas ações

Até o fim de 2022 a Embratur tem diversas ações e participações em feiras programadas. Desde esta terça-feira (24/5), está sendo veiculada a campanha “Visit Brazil. A wow experience”, que, de forma descontraída, utliza interjeições norte-americanas para posicionar o Brasil como o melhor destino para os americanos. Durante os próximos 30 dias, a Agência vai trabalhar a marca Brasil em Nova York, Los Angeles, Dallas, Houston e Washington.

Entre maio e junho, a Agência estará na IMEX Frankfurt, na Alemanha, e na FIEXPO Latin America, no Panamá. Há poucos dias ainda foram realizadas duas press trips com influenciadores da Espanha e jornalistas de Paraguai e Chile, passando pela Rota das Emoções, Pernambuco e pelo Vale do São Francisco. No fim do ano, a Copa do Mundo da FIFA, no Catar, também será aproveitada como oportunidade de divulgação do país para o público que vai assistir ao Mundial.

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