BNews Turismo

Festival do Chocolate movimenta turismo em Ilhéus; veja provocação

Divulgação /  Setur-Ba
Evento é conhecido como o mais importante do ramo na América Latina  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Setur-Ba

Publicado em 21/07/2023, às 15h40   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

A cidade de Ilhéus, localizada no Sul do Estado, está prestes a se tornar a capital do chocolate até o próximo domingo (23). Conhecida como um dos destinos turísticos mais populares da Costa do Cacau, Ilhéus, está sediando a edição especial número 30 do Festival Internacional do Chocolate, sendo a 14ª realizada na Bahia.

Este evento, amplamente reconhecido internacionalmente como o maior encontro de chocolate e cacau da América Latina, conta com o patrocínio do Governo do Estado. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou do ato e visitou os estandes instalados no Centro de Convenções da cidade.

"O festival está a cada ano mais amadurecido, com novas marcas e diversidade dentro das marcas. Aqui tem geração de renda, de emprego e valorização de um produto que no passado era só amêndoa do cacau. Agora, tem toda uma cadeia produtiva envolvida, desde a plantação até a comercialização dos produtos", apontou o Jerônimo.

De acordo com Marco Lessa, organizador do festival, a expectativa é que 70 mil pessoas visitem a feira até domingo (23), movimentando R$ 20 milhões em negócios.

"Temos aqui 200 marcas de chocolate que existem no estado. Temos também outros negócios. Temos o desenvolvimento de tecnologia em cima de uma matéria prima que é o símbolo da sustentabilidade brasileira, que é o cacau", afirmou.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Nos próximos dias, o local estará repleto de produtores, chefs e entusiastas do cacau e do chocolate, vindos da Bahia, de diversos estados brasileiros e de outros países. A programação do evento engloba uma série de atividades - como palestras, apresentações culinárias ao vivo, degustações, oficinas e oportunidades para negócios.

Além disso, os participantes terão a oportunidade de adquirir chocolates finos e artesanais, bem como produtos provenientes das cooperativas da agricultura familiar da região, como nibs, barras, mel de cacau e licor de mel de cacau.

O Festival Internacional do Chocolate proporciona um espaço propício para a troca de conhecimentos e experiências, destacando-se como uma ocasião imperdível para os amantes desse saboroso universo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp