BNews Turismo

Governo da Argentina melhora câmbio para turistas

Divulgação / yaninaamira - Pixabay
Banco central da Argentina precisa aumentar suas reservas com urgência após anos de inflação desenfreada  |   Bnews - Divulgação Divulgação / yaninaamira - Pixabay

Publicado em 22/07/2022, às 17h20 - Atualizado às 17h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Argentina vai passar a permitir que os turistas estrangeiros que visitam o país troquem dólares por uma taxa consideravelmente mais alta do que o valor anterior, disse o Ministério da Economia, na última quinta-feira (21), já que o país conta com reservas em moeda estrangeira esgotadas.

"A Argentina precisa dos dólares trazidos pelos turistas", disse o ministro do Turismo, Matias Lammens, a jornalistas na quarta-feira, antes do anúncio da medida. "Hoje, devido à diferença cambial, muitos desses dólares não entram no banco central".

Com a inflação crescendo de maneira desenfreada ano após ano e uma crise financeira em espiral, o banco central da Argentina precisa aumentar suas reservas com urgência. Com rígidos controles cambiais, muitos argentinos e turistas ignoram completamente a taxa de câmbio oficial, comprando ou vendendo dólares no mercado negro.

Atualmente, os dólares valem mais que o dobro do seu valor em pesos argentinos no mercado negro do que na cotação oficial.

A nova medida do banco central do país permitirá que os visitantes estrangeiros vendam dólares à taxa do mercado monetário, conhecida como MEP, muito mais próxima da taxa do mercado negro.

"Estamos trabalhando para que os turistas efetivamente liquidem esses dólares (…) no mercado formal de câmbio", disse Lammens.

Os operadores de câmbio devem exigir uma declaração juramentada do cliente atestando que a pessoa é turista e que, nos últimos 30 dias e no grupo de entidades, não realizou operações que ultrapassem o equivalente a US$ 5.000 dólares, disse o banco central .

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp