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Nova companhia aérea brasileira avança nos bastidores; confira

Divulgação /  Gerhard C. - Pixabay

Nova aérea brasileira tem ligação com a ITA Transportes Aéreos

Publicado em 20/06/2022, às 17h13    Divulgação / Gerhard C. - Pixabay    Redação BNews

O projeto Baufa Air, liderado pelo empresário do Distrito Federal Galeb Baufaker Junior, está avançando nos bastidores e já reservou um endereço na internet, embora ainda não tenha sido aberto nenhum processo de certificação oficial na Anac.

Segundo o portal Aeroin, uma equipe está trabalhando na criação da companhia de um escritório no bairro de Jabaquara, na capital paulista. Além disso, na última quarta-feira (15), a empresa abriu um CNPJ e, dias antes, reservou o endereço online www.baufaair.com.br para suas futuras atividades. 

O processo de concessão, que dará à Baufa Air permissão para usar o serviço de transporte aéreo de passageiros e cargas, é de cinco fases, demorado e caro. Por fim, ao atingir a fase quatro do processo, é necessário que pelo menos uma aeronave esteja no país,  vistoriado, para que a Anac cumpra com algumas verificações em solo e em voo, antes de conceder uma outorga.

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A ideia

Parte da equipe que está conduzindo o processo da Baufa Air é egressa da Itapemirim Transportes Aéreos, que suspendeu as operações em dezembro do ano passado. Meses depois, o empresário Galeb Baufaker Junior externou seu interesse em adquirir o que restou da empresa de Sidnei Piva, cujo maior ativo seria o certificado de operador aéreo da Ita.

Para que isso fosse possível, Baufaker Junior teria que quitar todas as dívidas da Ita com os passageiros lesados e ex-funcionários, negociar com credores e ainda recuperar o crédito da empresa. A tarefa poderia parecer factível, já que o empresário declarou que estava disposto a aportar até R$ 400 milhões no negócio.

Dias depois do anúncio, no entanto, ele desistiu do negócio, sob o argumento de que havia muita insegurança jurídica em torno da Itapemirim. Em seguida, a Anac cancelou a outorga da Ita para prestar o serviço de transporte aéreo, sepultando qualquer chance de revivê-la.

Com isso, Baufaker Junior tinha duas alternativas: desistir do negócio de transporte aéreo ou começar do zero sua nova empresa. Ele teria, então, optado pelo segundo caminho. Nos próximos meses, será possível entender como essa história avança, por ora, ainda há um caminho longo pela frente.

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