BNews Turismo

Preço das passagens aéreas duplica se comparado ao valor da inflação no Brasil

Divulgação / Gerd Altmann  - Pixabay
Dados mostram aumento no valor das passagens aéreas nos últimos trê meses de 2022  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Gerd Altmann - Pixabay

Publicado em 16/05/2022, às 19h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Enquanto o aumento geral de preços afeta a todos no Brasil, as passagens aéreas têm passado por altas ainda maiores, que já é o dobro do valor da inflação no Brasil, desacelerando a recuperação do setor e inibindo as pessoas de viajarem.

Segundo a IATA, a alta do combustível de aviação ocorreu globalmente, com média de 11,6%. Naturalmente, isso tem um impacto direto nos preços das passagens aéreas. Somente na América Latina e Central, a querosene de aviação para jatos e turboélices aumentou 14,6% na primeira semana de abril para maio. Nos EUA e Canadá, o aumento foi de 9,6% no mesmo período.

Leia também:

Latam espera recuperar 100% de sua oferta doméstica no mês de maio de 2022
Hotel brasileiro é eleito um dos melhores do mundo; saiba qual
Aeroporto Internacional de Salvador ganha rotas inéditas para 18

O combustível é o principal componente dos custos das companhias aéreas do país, e elevou os preços das passagens. Nos EUA, o crescimento de março a abril atingiu 18,6%, enquanto a inflação ficou em torno de 8%, segundo o Departamento do Trabalho.

No Brasil a história é a mesma, com aumento de quase o dobro da inflação oficial. As passagens aéreas subiram 9,48%, enquanto o principal índice de inflação, o IPCA, atingiu 4,29%, segundo dados do IBGE.

As altas devem continuar nos próximos meses, com a proximidade das férias escolares em ambos os países (e, portanto, aumento na demanda por voos) e por ainda não haver uma clara resolução a curto prazo da guerra da Ucrânia.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp