BNews Turismo

Conheça locais para aproveitar Salvador de um jeito diferente; confira

Divulgação
Pandemia fortaleceu a busca por destinos e atividades dentro de um raio de 300 quilômetros da residência dos brasileiros  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 01/08/2022, às 13h55 - Atualizado às 15h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Aproximadamente 57% das viagens turísticas que aconteceram no Brasil em 2021 foram realizadas em carros particulares, ou de empresas, ou ainda, de ônibus, segundo estudo do Ministério do Turismo em parceria com o IBGE. A pandemia impulsionou o turismo de proximidade, ou seja, dentro de um raio de até 300 quilômetros da residência das pessoas.

Pensando nisso, a Civitatis elaborou uma lista de passeios que as pessoas da região de Salvador podem fazer para ter uma experiência diferente e inesquecível. Confira:

Tour histórico a pé em Salvador

.

Passeio que começa na Praça Castro Alves e leva os turistas para conhecer a história de Salvador, da Bahia e do bairro do Pelourinho, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O guia conta a história e curiosidades sobre vários marcos, como o magnífico Palácio Rio Branco e o incrível Elevador Lacerda. Outras paradas são a Praça da Cruz Caída, Largo do Pelourinho e a igreja de São Francisco.

O passeio é diário e tem a duração de 2h30. Não é cobrada nenhuma taxa, mas é recomendada uma doação diretamente ao guia com o valor que o visitante achar justo.

Passeio a pé ao pôr do sol na Barra

.


Esse passeio realizado a pé mostra os encantos do bairro da Barra, localizado no litoral de Salvador. Com início às 15h todas as quarta-feiras, começa no Forte de São Diogo, fortaleza portuguesa que já foi usada para defender a costa de Salvador dos inimigos da cidade. Hoje abriga o espaço de arte Carybé, que projeta diariamente imagens na fachada principal.

O passeio leva então os visitantes pela Barra até chegar à Praia do Porto, que se encontra com a Baía de Todos os Santos e é cercada pelo Forte de Santa Maria e pelo Forte de São Diogo. Outras paradas são o Hospital Espanhol e o monumento dedicado ao escritor austríaco Stefan Zweig, que veio para o Brasil para escapar do nazismo em 1940. Tudo isso com o pôr do sol no horizonte e o brilho da "golden hour" sobre a Barra.

Ao final, os turistas assistem ao sol descer de camarote no o Farol da Barra e o passeio se encerra às 17h30 no Cristo da Barra. A atividade é diária e tem a duração de 2h30. Não é cobrada nenhuma taxa, mas é recomendada uma doação diretamente ao guia com o valor que o visitante achar justo.

Mergulho na Baía de Todos os Santos

.

A Baía de Todos os Santos é casa de uma rica vida subaquática. Neste passeio, os aventureiros de todos os níveis podem mergulhar para vivenciar esse habitat e até visitar os restos antigos de um barco afundado.

Um breve passeio de barco leva os interessados até o ponto do mergulho, oferece instruções e descem em grupo para curtir de 40 ou 50 minutos de exploração. São dois níveis de mergulho: para iniciantes e intermediário. Também estão inclusos uma foto e os equipamentos.

Os passeios são diários e começam a partir de R$351,30.


Mergulho para iniciantes

Se você é novo nesse esporte ou tem pouca experiência, não precisa se preocupar, pois instruções básicas serão dadas e o mergulho consegue ser feito sem perigos. Com esta opção, você terá um mergulho e descerá até cerca de 30 pés (9 metros) de profundidade.


Mergulho de nível avançado

Esta opção pode ser escolhida por mergulhadores mais experientes que possuam a certificação internacional exigida para este nível de mergulho (PADI, NAUI ou SSI). Neste caso são dois mergulhos a uma profundidade correspondente ao nível de certificação que possui.

Jantar Show Folclórico no Pelourinho

.

Salvador é uma cidade com muita cultura e sabor. Por isso, essa atividade é perfeita até mesmo para quem mora na cidade. Ela é composta por um jantar na zona da cidade velha com produtos típicos locais e um show onde é possível ver ao vivo as principais manifestações da cultura baiana, como candomblé, maculelê, caboclo, samba de roda e, claro, a capoeira. Sabia que esta última está na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade?

Se você decidir ficar em um hotel nessa visita, um transfer está disponível para fazer o transporte antes e depois da experiência. O passeio é gratuito para crianças de até 4 anos.

Um dia inteiro descobrindo as belas ilhas da Baía de Todos os Santos

.

Desfrute de um dia inteiro descobrindo as belas ilhas da Baía de Todos os Santos na costa de Salvador, como as Ilhas dos Frades e Itaparica. O passeio de barco oferece uma vista panorâmica do Elevador Lacerda e do Mercado Modelo.

São duas horas livres na Ilha dos Frades para curtir as praias paradisíacas e as águas cristalinas azul-turquesa e outras duas horas na praia da Ponta da Areia na Ilha de Itaparica. O passeio é gratuito para menores de 6 anos e acontece toda segunda, quarta e sexta-feira.

Um dia na Praia do Forte e Praia de Guarajuba

.

O passeio começa pela Estrada do Coco, nome dado por causa do vasto coqueiral que acompanha os turistas na maior parte do caminho. A primeira parada é a Praia do Forte, antiga vila de pescadores que hoje é uma das praias mais visitadas do litoral pela quantidade de restaurantes e lojas de artesanato. Lá, será possível visitar o Projeto TAMAR e conhecer mais sobre o trabalho de preservação da vida marinha e proteção das tartarugas marinhas, uma espécie ameaçada de extinção.

A próxima parada é a Praia de Guarajuba, com 2h30 livres para nadar, tomar sol e saborear a gastronomia local em um restaurante à beira-mar, com vista perfeita para o mar. Menores de 6 anos não pagam pelo passeio que tem saída diária da capital baiana.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp