BNews Turismo

Petrobras anuncia aumento no preço da querosene de aviação

Reprodução / Fernando Frazão - Agência Brasil
Neste domingo (1) foi anunciado reajuste de 6,7% nos preços da querosene de aviação  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Fernando Frazão - Agência Brasil

Publicado em 02/05/2022, às 14h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A guerra na Ucrânia continua a ter impacto negativo nos custos estruturais das companhias aéreas, aumentando o preço do barril de petróleo sobre o querosene de aviação (QAV). Neste domigo (1), a Petrobras anunciou reajuste de 6,7% nos preços do QAV em relação ao mês passado.

De 1º de janeiro a 1º de maio, o aumento chegou a 48,7% segundo dados da Petrobras compilados pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). Apenas no ano passado, a taxa de QAV registrou aumento de 92%.

"Mais uma vez o reajuste anunciado pela Petrobras comprova como as companhias aéreas enfrentam diariamente a alta dos custos estruturais, sobretudo com o atual cenário de guerra na Ucrânia que traz muita pressão para o preço do barril de petróleo e para a cotação do dólar. O setor permanece sendo resiliente, mas a atual conjuntura traz muita dificuldade para podermos obter uma recuperação vigorosa diante da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus", afirma o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.

Leia também:

Aeroporto Internacional de Salvador implementa sistema "Call to Gate"
Feira em São Paulo comprova crescimento do turismo de luxo durante a pandemia
Pela primeira vez, aeroporto de Salvador terá voos para todas as capitais do Centro-Oeste

Historicamente o querosene de aviação tem sido alvo de instabilidade econômica para as companhias aéreas brasileiras e responde por mais de um terço de seu custo, que tem uma parcela de mais de 50% indexado ao dólar. 

O Brasil é o único país do mundo com um imposto regional sobre QAV, o ICMS. As empresas estrangeiras, por outro lado, não pagam esse imposto para abastecer em território nacional. É por isso que as viagens internacionais muitas vezes costumam ser mais baratas que os voos domésticos, considerando as mesmas distâncias.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp