BNews Turismo

Procon-MG multa Latam em R$ 10,8 milhões por cobrança na marcação de assentos

Reprodução / Facebook
Latam tem 10 dias para recorrer decisão do Procon-MG  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Facebook

Publicado em 27/05/2022, às 14h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Procon-MG multou a Latam em R$ 10,8 milhões de reais por cobrança indevida de reserva prévia de assento não diferenciado. A decisão administrativa foi tomada após notificação ao fornecedor e realização de audiência. A empresa manifestou não ter interesse na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta.

De acordo com o Procon-MG, após a compra da passagem, o consumidor tem direito a ser transportado e, nesse contexto, o ato de marcar o assento não pode ser considerado um serviço adicional, por ser uma consequência óbvia da compra pelo consumidor.

No caso em questão, o assento não tem características específicas que configurem contraprestação diferenciada, como serviços de bordo, maior espaço físico ou comodidade.

Leia Mais:

Edifício "incomum" em São Paulo é cotado para ser novo cartão-postal da cidade
Operadoras de Turismo têm baixa no primeiro trimestre de 2022
Câmara mantém gratuidade de bagagens; texto vai à sanção presidencial

Em sua defesa, a Latam alegou que a cobrança era legal no regime de liberdade tarifária no mercado de aviação civil e que a escolha de um determinado assento era um serviço adicional ao contrato de transporte.

No entanto, de acordo com a Decisão da 14ª Promotoria de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte, tal conduta é uma violação do Código de Defesa do Consumidor, que se enquadra como prática abusiva.

A Decisão Administrativa considera que a Latam incorre nas práticas infrativas previstas nos artigos 39, incisos V e X, da Lei nº 8.078/90 e no artigo 12, VI, do Decreto nº 2.181/97. A empresa tem dez dias para recorrer.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp