BNews Turismo

Retomada do turismo tem impulsionado procura por seguro-viagem

Divulgação - Pixabay
Procura por serviços de seguro-viagem estão cada vez maiores entre turistas  |   Bnews - Divulgação Divulgação - Pixabay

Publicado em 27/05/2022, às 13h24 - Atualizado às 14h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A procura por seguro-viagem está cada vez maior entre os viajantes. A contratação deste tipo de serviço tem se tornado mais frequente, uma vez que o setor de turismo está se restabelecendo.

Planejar uma viagem para outro país exige uma série de cuidados e precauções, afinal a pessoa estará indo para outra região que pode ser completamente diferente de seu país de origem, e, qualquer imprevisto precisa ser calculado para não se tornar uma dor de cabeça que trará prejuízos financeiros e até físicos. 

Doenças, bagagens perdidas, acidentes com necessidade de atendimento médico e até emergências odontológicas são alguns dos imprevistos que podem acontecer a famílias a milhares de quilômetros de casa.

Após dois anos de fronteiras fechadas e a evolução das campanhas de imunização pelo mundo, o setor de turismo está aquecido e alcançou em janeiro de 2022 um crescimento de mais de 130% em relação ao mesmo período de 2021, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Um sinal mostrou que os viajantes estão mais atentos à segurança, o aumento nas contratações do seguro-viagem. Apenas nos dois primeiros meses do ano foram mais de R$ 111 milhões de contratações, superando até mesmo o patamar pré-pandemia, segundo dados da Susep.

"Por causa da Covid-19 muitos países nos quais antes não era obrigatório o seguro-viagem, passaram a exigir o serviço. Além disso, o risco de contrair a doença estando em outro país é muito perigoso. Apenas uma consulta médica nos Estados Unidos, por exemplo, pode custar US$ 500 para o viajante, sem contar possíveis exames, internações, etc.", explicou o especialista em seguros Vamberto Ribeiro, diretor de marketing da franquia de corretora de seguros Grupo F&A.

Brasileiros que queiram visitar países da América Latina, como Cuba, Equador e Venezuela, e destinos famosos na Europa, como Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal e Suíça, precisam contratar o seguro.

Coberturas básicas oferecidas pelas operadoras companhias:

Despesas médicas, hospitalares e odontológicas

garante a indenização das despesas devido a acidente pessoal ou doença súbita.

Translado médico

garante indenização das despesas de remoção ou transferência até a clínica ou hospital mais próximo, por motivo de acidente pessoal ou enfermidade coberta.

Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem

 pagamento de indenização em caso de perda ou redução funcional definitiva, total ou parcial de determinados membros ou órgãos. Estão cobertos os acidentes pessoais ocorridos durante a viagem.

Leia Mais:

Edifício "incomum" em São Paulo é cotado para ser novo cartão-postal da cidade
Operadoras de Turismo têm baixa no primeiro trimestre de 2022
Câmara mantém gratuidade de bagagens; texto vai à sanção presidencial

 Morte em viagem e translado do corpo

em caso de morte, garante indenização das despesas com a liberação e transporte do corpo do segurado do local da ocorrência até o local de sepultamento e aos beneficiários da apólice o valor contratado em caso de morte do segurado por acidente pessoal durante a viagem.

Além das coberturas básicas o viajante também pode adicionar coberturas extras, como:

 Extravio de bagagem

garante indenização no caso de extravio, roubo, furto, dano ou destruição da bagagem.

 Despesas farmacêuticas

 reembolso das despesas com medicamentos prescritos por médicos devido a acidente pessoal ou enfermidade.

Assistência jurídica

reembolso das despesas com serviços de advocacia ocasionadas de forma criminal ou responsabilidade civil.

 Prorrogação de estadia

pagamento ou reembolso das despesas com as diárias de hotéis no caso de a equipe médica determinar necessidade de prolongar a estadia devido a acidente pessoal ou doença súbita.

"As seguradoras atualizaram suas apólices e agora realizam a cobertura também em caso de contrair Covid-19 em outra região, que é uma das principais preocupações atuais dos viajantes", disse Vamberto. "Vale lembrar que o seguro-viagem não é válido apenas para itinerários internacionais, o serviço é extremamente importante também para trechos nacionais e garante os mesmos benefícios de uma viagem para o exterior", finalizou o especialista da franquia de corretora de seguros Grupo F&A.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp