BNews Turismo

Setor aéreo tem o melhor mês de junho em 8 anos; confira

Arquivo MTur
Número de viajantes doméstico cresceu 15% no primeiro semestre, totalizando 43,8 milhões de passageiros  |   Bnews - Divulgação Arquivo MTur

Publicado em 24/07/2023, às 16h07   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

O setor aéreo continua apresentando um crescimento expressivo em 2023, impulsionando o turismo em todo o país. De acordo com os dados recentes divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 21 de julho, cerca de 7,2 milhões de passageiros realizaram voos domésticos no Brasil durante o mês de junho. Esse resultado representa o melhor desempenho para o mês desde 2015, superando em 7,5% a movimentação registrada no mesmo período em 2019.

Além disso, no acumulado do ano até o momento, o mercado doméstico contabilizou o impressionante número de 43,8 milhões de viajantes, o que representa um aumento significativo de 15% em relação ao primeiro semestre de 2022.

Esses dados positivos refletem a retomada e o fortalecimento do setor aéreo, demonstrando que as pessoas estão optando por viajar de avião cada vez mais, impulsionando a indústria do turismo em todo o território nacional.

A crescente demanda por voos domésticos evidencia a confiança dos viajantes nas medidas de segurança adotadas pelas companhias aéreas e a relevância do transporte aéreo como uma opção prática e conveniente para explorar os diversos destinos do Brasil. O cenário promissor indica um impulso significativo para a economia do país, com o setor aéreo desempenhando um papel crucial na movimentação de pessoas e no fomento ao turismo interno.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou o número e destacou a importância deste crescimento apresentado pelo setor, que é um dos principais meios de transportes de turistas no país. “Esse aumento na movimentação demonstra o poder do Turismo e dos impactos positivos da atividade na economia local. Nossa meta é conectar destinos, receber visitantes com carinho, construindo, desta forma, experiências memoráveis para quem visita o Brasil, consolidando nosso país como um destino turístico de excelência”, pontuou.

Um levantamento da Pasta, também divulgado nesta sexta, mostrou que a movimentação do número de passageiros nos principais aeroportos do país cresceu no primeiro semestre deste ano. No terminal de Viracopos (SP), por exemplo, o número atingiu um recorde histórico para o período, com a movimentação de mais de 6,2 milhões de passageiros – alta de 13,08% em comparação a 2022. Outro destaque foi o aeroporto de Aracaju (SE): o terminal registrou alta de 24,7% e mais de 558 mil passageiros.

No Rio de Janeiro, o aeroporto Santos Dumont ultrapassou os 5 milhões de passageiros no período, alta de 31,5%. O número também foi 28,7% maior do que o registrado em 2019, no pré-pandemia. Em João Pessoa (PB), a alta foi de 19% e teve destaque no mês de junho, com a realização do Maior São João do Mundo, em Campina Grande (PB). O estado recebeu quase 130 mil turistas, um recorde histórico.

Congonhas (SP) e Guarulhos (SP) também apresentaram alta no período. O primeiro aeroporto ultrapassou a marca de 10,1 milhões de passageiros – alta de 27,3%. Já o segundo, chegou a 19,4 milhões de pessoas, um crescimento de 24,5%. Em Campo Grande (MS), 751,4 mil passageiros passaram pelo terminal da capital sul-mato-grossense, número 21,3% maior.

Na região Norte, o aeroporto e Marabá (PA) cresceu mais de 30%. Manaus (AM) recebeu mais de 1,26 milhão de passageiros, quantitativo 3,23% maior. No Sul do país, Florianópolis (SC) teve quase 2 milhões de passageiros passando em seu terminal, uma expansão de 19% no período.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp