BNews Turismo

Setor de Turismo gerará 5,5 milhões de empregos na América Latina em 10 anos

Divulgação / Ronald Carreño   - Pixabay
Setor de viagens e Turismo é muito importante para o PIB da região  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Ronald Carreño - Pixabay

Publicado em 09/05/2022, às 14h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma projeção divulgada no Relatório de Impacto Econômico, do WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo), indica que, na próxima década, a indústria de viagens e Turismo da América Latina gerará 5,5 milhões de novos empregos.

O estudo também mostra que o setor deve crescer em outras áreas além da geração de empregos. As receitas das empresas deste nicho devem crescer 4% por ano durante os próximos dez anos.

Ainda de acordo com o relatório, em 2021 a contribuição do setor de viagens e Turismo para o PIB da América Latina representou  6,1% (US $213,4 bilhões), o que significa um crescimento de 26,5% em relação ao ano anterior.

A contribuição regional do setor em 2021 ficou 2,1% abaixo do valor registrado em 2019, com uma diferença de US $74,7 bilhões.

Olhando para toda a América do Sul, o setor de viagens e Turismo, em 2019, contribui com US $288,1 bilhões para o PIB, representando 8,2% da economia regional. No entanto, em 2020, quando a pandemia teve grande impacto no setor, sua contribuição caiu 41,4%.

Leia também:

Maceió recebe três novos voos na temporada de férias de julho
Companhia aérea brasileira volta a disponibilizar voos para Bolívia
Passagem aérea deve subir com ou sem bagagem gratuita

Voltando a falar de empregos, o WTTC informa que em 2021, na América Latina, a taxa de emprego em viagens e Turismo aumentou 8% em relação a 2020, com o setor gerando 14,25 milhões de vagas, representando cerca de 7% do total de postos de trabalho da região. Este valor é apenas 1,1% menor do que em 2019.

Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, diz: "Com a crise global da saúde, o turismo e a indústria do turismo na América Latina são seriamente afetados. No entanto, nossa pesquisa mais recente mostra claramente a recuperação do setor e da economia".

Segundo a executiva, a contribuição do mercado para a economia global durante 2021 atingiu US $5,8 bilhões, ou seja, um crescimento de mais de 21,7% se comparado ao ano anterior.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp