BNews Turismo

Turismo baiano: Saiba como está a expectativa do setor hoteleiro com a chegada do verão

pIXABAY
Turismo baiano se manteve acima da média nacional em 2023  |   Bnews - Divulgação pIXABAY
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 01/12/2023, às 05h30


FacebookTwitterWhatsApp

Depois de quase dois anos de pandemia, o ano de 2023 foi como um sopro de alívio para o turismo baiano. Neste ano, o setor se superou diante da média nacional, e ficou com uma porcentagem acima do esperado. Em entrevista ao BNews, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Luciano Lopes, revelou o que espera para esse verão e carnaval. 


"Em decorrência das festividades de fim de ano, da chegada da alta estação e do Carnaval, a expectativa do setor hoteleiro na Bahia é de se aproximar dos níveis de ocupação observados antes da pandemia", iniciou ele.


O gestor ainda ressalta que o verão é o período mais esperado pelos hoteleiros, já que é um período de alta estação. " De dezembro a fevereiro espera-se uma média de 80% a 90% de ocupação, com picos de 100% na noite do Réveillon e no Carnaval na maioria dos Hotéis", declarou.


Como mencionado anteriormente no texto, o turismo baiano disparou em 2023.  De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume das atividades turísticas no estado cresceu 13% no estado.


Na Bahia, o ponto favorito entre os turistas é Salvador, tanto que, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a capital baiana entrou na seleta lista dos oito destinos nacionais favoritos dos viajantes em 2023. Entre eles estão: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte e Fortaleza. 


Recentemente, o presidente da ABIH comentou que os hotéis de Salvador atingiram, no período de janeiro a outubro de 2023 uma taxa de ocupação de 60%. No ano anterior, neste mesmo período, esse número era em torno de 55%. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp