BNews Turismo

Turismo internacional registra recuperação nos primeiros cinco meses de 2022

Divulgação / Joshua Woroniecki - Pixabay
Segmento recuperou quase metade (46%) dos índices pré-pandemia de 2019 durante os primeiros cinco meses do ano  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Joshua Woroniecki - Pixabay

Publicado em 03/08/2022, às 13h50 - Atualizado às 14h32   Redação BNews



O turismo internacional mostrou uma consistente recuperação durante os primeiros cinco meses de 2022, registrando cerca de 250 milhões de chegadas internacionais neste período, segundo o mais recente Barômetro de Turismo Mundial da OMT. O segmento recuperou quase metade (46%) dos índices pré-pandemia de 2019.

"A recuperação do Turismo ganhou ritmo em muitas partes do mundo, enfrentando os desafios que estão em seu caminho", disse o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili. Ao mesmo tempo, ele também aconselha cautela diante dos "ventos econômicos contrários e desafios geopolíticos que podem afetar o setor no restante de 2022 e além".

A Europa recebeu mais de quatro vezes mais passageiros internacionais (+350%) do que nos primeiros cinco meses de 2021, impulsionada pela forte demanda intrarregional e a remoção de todas as restrições de viagem em um número crescente de países. A região foi particularmente forte em abril (+458%), refletindo o movimentado período da Páscoa. Nas Américas, as chegadas mais que dobraram (+112%). No entanto, a forte recuperação se compara a resultados fracos em 2021 e as chegadas permanecem 36% e 40% abaixo dos níveis de 2019 em ambas as regiões, respectivamente.

O mesmo padrão pode ser visto em outras regiões também. O forte crescimento no Oriente Médio (+157%) e na África (+156%) ainda está 54% e 50% abaixo dos níveis de 2019, respectivamente, com a Ásia e o Pacífico quase dobrando as chegadas (+94%), embora os números tenham ficado 90% abaixo 2019, pois algumas fronteiras permaneceram fechadas para viagens não essenciais. Diante disso, o recente afrouxamento das restrições pode ser visto em resultados aprimorados para abril e maio.

De uma perspectiva sub-regional, algumas recuperaram de 70% a 80% de seus níveis pré-pandemia, lideradas pelo Caribe e América Central, seguidas pelo sul do Mediterrâneo, oeste e norte da Europa. Entretanto, alguns destinos já superaram os níveis de 2019, incluindo as Ilhas Virgens Americanas, St.Maarten, República da Moldávia, Albânia, Honduras e Porto Rico.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp