BNews Turismo

Turismo mineiro registra alta de 15% em 2023, revela pesquisa

Divulgação / Freepik
Desempenho mineiro foi o maior entre os Estados brasileiros  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 01/03/2024, às 10h52 - Atualizado às 10h56


FacebookTwitterWhatsApp

Minas Gerais, estado brasileiro enriquecido por sua cultura, história e beleza natural, está se destacando como um polo turístico de relevância. O esforço conjunto entre entidades governamentais, o setor privado e as comunidades locais tem impulsionado um notável aumento no volume de atividade turística nos últimos anos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

O encerramento do ano de 2023 revela que Minas Gerais consolidou sua posição como um destaque no cenário turístico nacional, registrando crescimento de 15%.

O Brasil como um todo registrou alta de 6,9% no indicador de atividade turística em 2023, sinalizando a superação dos impactos negativos da pandemia. Este é o terceiro ano consecutivo de aumento expressivo, evidenciando a resiliência e a recuperação gradual do setor.

A análise foi elaborada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio - MG com base nos dados do Volume de Atividade Turísticas disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.  

Para o economista da Fecomércio MG, Gilson Machado, "o bom desempenho da atividade turística de Minas Gerais é resultado de uma combinação de fatores, como a melhora no ambiente econômico, investimentos e a riqueza turística existente no estado, que abriga inúmeras cachoeiras, cidades históricas, parques, montanhas, museus, entre outros."

O turismo em Minas Gerais permaneceu robusto ao longo de 2023, com o número de visitas a parques estaduais, Áreas de Proteção Ambiental e monumentos naturais alcançando 945 mil pessoas, um aumento significativo de 60,17% em relação a 2022, quando o volume foi de 590 mil visitantes, de acordo com dados do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG).

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp