BNews Pet

Natal apresenta novas regras para pets em shoppings e divulga lista de raças proibidas; saiba quais

Novas regras para pets em shoppings começou a valer nesta quinta-feira (7)  |  Foto Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 08/07/2022, às 08h59   Foto Ilustrativa/Pixabay   Redação Bnews

A prefeitura de Natal regulamentou a Lei Municipal nº 7.152, de 8 de junho de 2021 que trata sobre o ingresso de animais de estimação em shoppings, centros comerciais e parques públicos na cidade. Com o decreto Nº 12.490, novas regras foram estabelecidas e já são válidas a partir desta quinta-feira (7).

O projeto da lei foi do vereador Robson Carvalho (PDT), que já previa questões como animais de coleiras e acompanhados pelos donos, que devem se responsabilizar em zelar pela limpeza do local.

O novo decreto determina o tamanho aceitável dos pets para ingressar nesses locais, onde eles devem circular, as raças proibidas e ainda normatiza o acesso dos cães-guia nos shoppings e centros comerciais.

Confira novas regras:

Os animais de estimação que poderão circular pelas áreas comuns de shoppings são aqueles de no máximo 60 centímetros de altura, medidos do solo até a parte superior da cabeça. Não será permitido que esses animais permaneçam ou caminhem pelas praças de alimentação ou áreas destinadas a consumação de alimentos, fraldários, espaços kids, escadas rolantes e banheiros.

O pet deverá estar com a vacina da múltipla e da antirrábica em dia e o tutor deve portar o comprovante de vacinação, que deve ser apresentado quando solicitado. Caso o animal tenha chip, é dispensada a apresentação do cartão ou comprovante de vacinação onde houver checagem por scanners.

Mesmo vacinado, se o animal estiver sangrando, com coriza ou qualquer outro sintoma de enfermidade, ele não poderá ingressar no estabelecimento.

É de inteira responsabilidade administrativa, civil e penal do tutor caso ocorra qualquer dano ou prejuízo causado a terceiros por seu animal de estimação.

Raças proibidas:

Essas raças não terão acesso a esses locais, independentemente do porte ou da altura. Eles poderão ingressar em parques públicos municipais. Confira lista abaixo.

– Akita;
– American Pit Bull Terrier;
– American Staffordshire Terrier;
– Boxer;
– Bull Terrier;
– Bullmastif
– Chow Chow;
– Dálmata;
– Dogo Argentino;
– Dog Alemão;
– Fila Brasileiro;
– Pastor Alemão;
– Pastor-belga Malinois;
– Pastor Canadense;
– Rhodesian Ridgeback;
– Rottweiler;
– São Bernardo;
– Shar-pei.

Cão-guia

As pessoas com deficiência visual usuárias de cão-guia tem direito de acessar a permanecer com o animal em todos os locais públicos ou privados de uso coletivo. As áreas que terão restrição são aquelas de manipulação, processamento, preparação e armazenamento de alimentos e nos locais em que seja obrigatória a esterilização individual ou que exijam cuidados sanitários especiais.

Essas pessoas também terão prioridade no uso de elevadores. E é vedado a cobrança de tarifas vinculadas, direta ou indiretamente, ao acesso ou à presença de cão guia, que deverão ser identificados através de documentação própria.

Caso o animal ainda estiver na fase de socialização ou treinamento, deverá ingressar ao local com a presença do treinador, instrutor ou acompanhantes habilitados.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags lei decreto shopping gato Cachorro animal de estimação raças proibidas

Leia também


Cerca de 90 cães golden retrievers encantam visitantes de shopping durante evento


Cachorro fica muito feliz ao encontrar "coxinha gigante" em shopping e viraliza; assista


Cachorro fã do Homem-Aranha encontra seu ídolo em shopping; veja vídeo