Cidades

Jacobina registra 16 tremores de terra neste domingo (8)

Desde o início desse ano, já foram registrados mais de 45 tremores de terra em Jacobina  |  Divulgação/Prefeitura Jacobina

Publicado em 09/05/2022, às 07h26   Divulgação/Prefeitura Jacobina   Redação

O município de Jacobina, no norte do Estado, registrou 16 tremores de terra desde a madrugada deste domingo (8). Somente esse ano já foram registrados mais de 45 tremores de terra. Um estudo está sendo realizado para mapear e investigar as causas desse fenômeno.

De acordo com o jornal Correio da Bahia, nesse domingo o tremor de maior magnitude preliminar calculada em 2.3 mR foi registrado foi às 7h48 UTC (4h48, hora local). Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), moradores do povoado de Jabuticaba relataram que sentiram a terra tremer.

Leia mais:

Bandidos levam carro de mulher em frente a lotérica na Vila Laura

Mãe que matou filho de 5 anos envenenado não demonstrou remorso

Passageiros passam momentos de tensão após motorista de ônibus errar marcha e descer de ré ladeira

Os outros 15 tremores, registrados neste domingo de Dia das Mães pelas estações sismográficas, tiveram magnitude igual ou inferior a 1.0 mR. Eles ocorreram às 2h17 UTC, 7h50 UTC, 7h52 UTC, 8h03 UTC, 8h05 UTC, 8h25 UTC, 9h17 UTC, 9h41 UTC, 9h43 (dois eventos), 9h51 UTC e 9h54 UTC.

Toda a atividade sísmica da Bahia segue monitorada pelo LabSis/UFRN que também instalou uma nova rede sismográfica no município de Jacobina com seis estações. A ação teve o apoio da Defesa Civil municipal, da prefeitura e do Instituto Nacional de Estudos Técnicos (INCT-ET/CNPq) e objetiva estudar e mapear a atividade sísmica com maior precisão.

Neste ano de 2022 os eventos aconteceram nos dias:

 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Jacobina Abalo sísmico tremores de terra

Leia também


Capotamento na Boca do Rio deixa uma pessoa morta e outra ferida


Adolescente morre após caminhonete de luxo capotar durante racha; veja vídeo


Loja de brinquedos 'impede' criança autista de brincar e revolta familiares