Coronavírus

Governo abre consulta pública sobre vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra Covid

Governo coletará opiniões da sociedade a respeito do tema entre a próxima quinta-feira (23) e o dia 2 de janeiro de 2022  |  Jefferson Peixoto/Secom

Publicado em 22/12/2021, às 11h04   Jefferson Peixoto/Secom   Redação BNews

O Ministério da Saúde (MS) editou nesta quarta-feira  (22) um ato de ofício em que divulga a abertura de uma consulta pública sobre a aplicação ou não de vacinas contra a Covid-19 na população brasileira com idade entre cinco e 11 anos.

A comunicação assinada pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 foi publicada na edição desta manhã do Diário Oficial da União, de acordo com o portal UOL.A consulta estará aberta entre a próxima quinta-feira (23) e o dia 2 de janeiro de 2022.

O tema tem gerado manifestações de resistência e críticas por parte de grupos contrários à vacinação, e parte dos apoiadores do presidente da República Jair Bolsonaro (PL). O chefe do Executivo chegou a se manifestar favorável a que os pais e responsáveis de menores de 12 anos tenham que assinar um termo de responsabilidade para vacinar as crianças.

No último dia 16, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a imunização contra o novo coronavírus em crianças de cinco a 11 anos. Na ocasião, ficou definido um intervalo de três semanas entre a aplicação das duas doses.

Anteriormente, apenas maiores de 12 anos estavam autorizados a se vacinar contra a Covid-19 pela Anvisa. O produto a ser aplicado foi desenvolvido pela farmacêutica Pfizer/Wyeth especialmente para a faixa etária entre cinco e 11 anos.

Segundo a publicação, o ministério explica que a consulta servirá para "manifestação da sociedade civil” a respeito do tema. Além disso, a ação funcionará também "para que sejam apresentadas contribuições, devidamente fundamentadas".

Diretores e servidores da Anvisa receberam e-mails com mensagens de intimidação - e até ameaças de morte - pela decisão da semana passada. A Polícia Federal abriu uma investigação sobre o episódio, e um homem foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Agora, cabe à Justiça avaliar se ele se tornará réu em uma ação penal.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags governo Anvisa crianças vacinação ministério da saúde Jair Bolsonaro consulta pública pandemia covid-19

Leia também


MP-BA cumpre mandados de busca e apreensão contra grupos de extermínio na região de Alagoinhas


Conceição do Almeida: Prefeito e candidato derrotado em 2020 trocam acusações


STJ determina suspensão de processos sobre uso indevido de imagem de jogadores em games de futebol


CNMP mantém afastamento de promotor por acusações contra Gilmar Mendes