Eleições / Eleições 2022

Deputado petista expõe fratura na base e 'desautoriza' candidatura de Otto

Articulação para que Otto Alencar (PSD) seja o candidato da base governista no lugar de Jaques Wagner (PT) é rechaçada pela bancada do PT  |  Manu Dias/GOVBA

Publicado em 25/02/2022, às 14h13 - Atualizado às 14h56   Manu Dias/GOVBA   Léo Sousa

O deputado federal Jorge Solla (PT) expôs a fratura na base petista em meio às articulações para a formação da chapa governista. Em nota enviada à imprensa nesta sexta-feira (25), o parlamentar "desautorizou" o lançamento do senador Otto Alencar (PSD) como candidato do grupo ao governo estadual em detrimento do correligionário Jaques Wagner (PT).

"Diante a divulgação na imprensa de formulações e montagens de chapa à eleição estadual na Bahia, declaramos que não reconhecemos nenhuma decisão que não passe pelas devidas instâncias partidárias. O órgão máximo de definição da tática eleitoral é o encontro partidário", afirma.

"O PT é um partido político, diferente de outros, que não tem dono, tem instâncias de decisão que são respeitadas. Conclamo as bancadas federal e estadual do PT, prefeitos e vereadores, dirigentes e militância, a defender a candidatura própria do PT com Wagner governador", prossegue Solla.

Leia: Realinhar base será o primeiro desafio de Otto Alencar após assumir cabeça da chapa

A revolta do deputado federal é amplamente compartilhada na base estadual petista. Em entrevista ao BNews, a vereadora Maria Marighella, de Salvador, por exemplo, também não reconheceu a composição com Otto Alencar na cabeça. Nesse desenho, a tendência é que o candidato a vice-governador seja indicado pelo PP, enquanto Rui Costa (PT) seria o nome para o Senado Federal.

"Não autorizamos que essa seja a nossa chapa. Queremos questionar para revertê-la. Não acatamos essa decisão como nossa. Por enquanto, estamos reinvindicando participação e diálogo. Queremos participar. Se vai haver adesão, reposicionamento do partido é outra questão e ainda é cedo para falar. Não reconhecemos essa chapa como oficial para o PT assumir como sua", afirma a vereadora.

Em meio à possível saída de cena de Wagner, a bancada de deputados baianos do Partido dos Trabalhadores já havia manifestado defesa do nome do ex-governador petista.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Jaques Wagner pt Lula pp otto alencar eleições governo Jorge Solla Rui Costa joão leão BA psd chapa bnews

Leia também


Otto faz mistério sobre chapa, mas sinaliza diálogo com todos os partidos da base


Ângelo Coronel defende candidatura de Otto Alencar ao Governo


Otto consulta bancada do PSD e sacramenta ideia de ser candidato a governador