Eleições / Eleições 2022

'Não se escolhe adversário', diz João Roma sobre possível disputa com Otto

Ministro da Cidadania, Roma (Republicanos) tenta se viabilizar como candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao governo da Bahia  |  Alan Santos/PR/Divulgação

Publicado em 26/02/2022, às 13h00 - Atualizado às 13h20   Alan Santos/PR/Divulgação   Redação

Cotado para ser o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao governo da Bahia, o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), comentou a possibilidade de lançamento do senador Otto Alencar (PSD) como representante do grupo governista na disputa.

“Não se escolhe adversário, se escolhe qual é a proposta, qual é o caminho que nós estamos trilhando. Sendo Jaques Wagner ou Otto Alencar, eles não estão ao lado do presidente Jair Bolsonaro”, afirmou o deputado federal licenciado em entrevista à Rádio Sociedade, nesta sexta-feira (25).

Apesar da intenção manifestada de Roma de ser candidato a governador, a efetivação do projeto ainda é incerta. O ministro tenta se viabilizar junto ao Republicanos. O presidente estadual do partido, Márcio Marinho, porém, já tratou recentemente o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), como "futuro governador".

Nacionalmente, também, há demonstrações de estremecimento na relação entre o presidente da legenda, Marcos Pereira, e Bolsonaro. Nesta semana, o dirigente afirmou que o chefe do Planalto, até agora, "só atrapalhou" as negociações do Republicanos para atrair novos políticos na janela partidária.

Roma reconhece que há "ajustes a serem feitos". "Eu ouvi da boca do presidente Marcos Pereira que não está aventado pelo Republicanos buscar se aliar ao ex-presidente Lula, o Republicanos sempre foi de se posicionar, é um partido que coloca a sua posição com muita clareza, mesmo em todos esses momentos, você vê uma postura muito serena e assertiva do presidente Marcos Pereira [...] Então existem naturalmente ajustes que precisam ser feitos para que possamos cada vez estar com essa relação mais forte e trabalhar pelo futuro do Brasil", disse o ministro.

Caso não consiga viabilizar sua candidatura pelo Republicanos, uma saída para João Roma pode ser migrar para outro partido, a exemplo do PL, de Jair Bolsonaro. Presidente estadual da sigla, José Carlos Araújo, já defendeu que o então chefe da Cidadania recue do projeto de se lançar ao governo, para ser candidato a senador.

“O PL está esperando que João Roma coloque a candidatura, porque, até agora, Roma diz que é candidato e não sabemos por qual partido. O Republicanos já disse que não tem chance de Roma ser candidato a governador da Bahia [...] A proposta que eu fiz foi a seguinte: o PL apoia Bolsonaro na Bahia, faz campanha para Roma para senador e fica livre para governador. Quero saber se isso vai acontecer ou não”, declarou o ex-deputado-federal em entrevista ao site Pauta Blog.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Jaques Wagner otto alencar eleições governo ACM Neto Rui Costa joão leão BA Jair Bolsonaro João Roma bnews

Leia também


Chapa Roma-Raíssa pede benção a caciques nacionais do PL e Republicanos para disputa na Bahia


PTB inativa diretório do partido na Bahia


João Roma diz que aumento da violência na Bahia vai na "contramão" do Brasil