Eleições / Eleições 2022

Repercussão pró-Wagner não amolece coração do Senador para disputa do Governo da Bahia

Wagner já teria comunicado a Lula e outros caciques petistas que não irá se candidatar; reuniões buscam solução de impasse  |  Foto: Divulgação/PT

Publicado em 28/02/2022, às 08h24 - Atualizado às 08h26   Foto: Divulgação/PT   Victor Pinto e Vinícius Dias

A costura que vai definir quem será de fato o candidato da situação para as próximas eleições ao Governo do Estado continuam caóticas e abertas a reviravoltas. Ao longo desta segunda (28), líderes da base vão se reunir buscando soluções do impasse e seu cenário de terra arrasado. Mesmo com uma série de manifestações pedindo que Jaques Wagner (PT) volte a encabeçar a chapa, o ex-governador não teria "amolecido o coração" e quer seguir fora da briga pelo cargo, segundo apurado pelo BNews.
 
 
Membros do PT a favor da manutenção da candidatura de Wagner fariam uma "plenária da reação", programada para esta segunda, mas cancelada por conta dos encontros entre deputados federais, Executiva do PT, Rui e Wagner para reavaliarem o cenário montado da chapa.
 
 
O encontro pode trazer novas reviravoltas no cenário, que atualmente conta com Otto Alencar (PSD) buscando a eleição para o Governo e abrindo caminho para o governador Rui Costa (PT) buscar uma vaga no Senado.
 
 
A saída de Wagner, noticiada pela imprensa na última semana, gerou um alvoroço enorme na base. Deputados estaduais e federais, senadores e mesmo partidos comentaram suas predileções e, em alguns casos, reclamaram da falta de diálogo para a tomada de decisão. 
 

O presidente do PT da Bahia, Éden Valadares, sobre a provável candidatura do senador Otto Alencar  em substituição ao também senador Jaques Wagner,  que sua legenda tem "dialogado muito com os aliados, com os partidos e parlamentares", entre eles o PSD. 

Leia mais:

“É natural que as especulações aumentem nesse período de definição de chapa. Temos dialogado muito com os nossos aliados, com os partidos e parlamentares", declarou Éden, por meio de nota. 

Éden disse ainda que ele, o governador Rui Costa e Wagner têm "feito o exercício de ouvir bastante" e fazer projeções e que as especulações são fruto disso."Eu, enquanto presidente, mas também Wagner e Rui, que são nossas maiores lideranças, temos feito o exercício de ouvir bastante, projetar cenários e volta e meia isso vira alvo de especulação. É natural. Mas o PT é um partido grande, plural, que prima muito pelos processos coletivos e respeito às instâncias. Qualquer definição ou atualização da nossa tática eleitoral será discutida e aprovada nos fóruns adequados", concluiu. 

Na terça (22), Éden garantiu ao BNews que a "defesa da candidatura de Wagner é consenso no PT"

LEIA TAMBÉM:

Enquanto o couro come do lado da situação, o principal candidato de oposição assiste de longe à todo o imbróglio. ACM Neto (UB) resolveu colocar a política de lado este fim de semana e “mergulhou” dos assuntos mais densos. Ele tem acompanhado de camarote a briga da formatação da chapa rival - a contenda da escolha da cabeça entre Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) -, mas sem manifestar sobre. Ele costuma dizer que não dá palpite em “time adversário”.

A última pesquisa de intenção de votos, feita pela Real Time/Big Data e divulgada no último dia 23, mostrou que ACM Neto lidera em cenários com Wagner e Otto. Clique aqui e veja os números e cenários apresentados no levantamento.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Wagner pt Lula eleições Otto psd chapa situação Rui eleições 2022

Leia também


Wagner é um dos únicos vistos como sucessor natural de Lula dentro do PT


PSB da BA engrossa coro por recuo da fuga de Wagner da disputa do governo


ACM Neto “mergulha” no Carnaval e assiste de longe confusão da chapa governista