Mundo

Igreja Anglicana debate uso de linguagem neutra e concede bênção a casais LGBTQIA+

Questão é levantada, e causa divergência de opiniões entre fiéis  |  Reprodução / Hans Musil

Publicado em 10/02/2023, às 19h13   Reprodução / Hans Musil   Cadastrada por Natane Ramos

A igreja Anglicana da Inglaterra, uma das matrizes do movimento protestante, discute o uso da linguagem neutra ao se referir a Deus em orações ou ritos religiosos, e a possibilidade da realização do matrimônio entre pessoas do mesmo sexo.

A informação não foi bem recebida por fiéis conservadores que consideraram uma deturpação da imagem sagrada. Apesar da repercussão negativa, mas fiéis liberais apoiaram a iniciativa, e consideraram um ato inclusivo.

 “A má leitura teológica de Deus como sendo exclusivamente masculino é um fator de muita discriminação e sexismo contínuos contra as mulheres”, comentam fiéis.

Algumas pessoas da comunidade LGBTQIA + consideraram este um grande avanço para a luta, entretanto, há quem pense que este ato ainda é pequeno vindo de uma das instituição que mais perseguiu e rejeitou indivíduos LGBTQIA+.

“Sei que a proposta parece ir longe demais para alguns e não o suficiente para outros,” disse o arcebispo Justin Welby, um dos líderes espirituais responsáveis pela Igreja Anglicana em Canterbury.

Apesar da rejeição ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, Welby comenta ser necessário que todos os cristãos entendam que pessoas LGBTQIA+ devem ser bem acolhidos pela igreja.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags linguagem neutra casamento LGBTQIA+ Igreja Anglicana Inglaterra

Leia também


TJ-BA abre vaga de estágio exclusiva para pessoas trans, não-binárias ou LGBTQIA+


Organizador da parada LGBTQIA+ morre aos 31 anos


Ator da Globo, Carmo Dalla Vecchia participa de entrevista sobre direitos LGBTQIAPN+


Câmara Municipal aprova projeto que concede auxílio moradia à mulheres e pessoas LGBTQIA+ vítimas de violência