Polícia

Vídeo: jovem com camisa nazista é expulso de bar no Piauí e faz ameaças com uma faca

Jovem com camisa nazista revoltou frequentadores de um bar no Piauí e quase gera confusão  |  Reprodução // Youtube

Publicado em 12/02/2022, às 14h59   Reprodução // Youtube   Redação BNews

A discussão entre um jovem que vestia uma camisa de apologia ao nazismo e outros clientes em um bar de Teresina (PI) foi gravada e viralizou nesta semana. Nas imagens, é possível ver um homem, ainda não identificado, vestindo uma camisa nazista. A peça de roupa era da Schutzstaffel, mais conhecida como SS, a ala paramilitar do Partido Nazista de Adolf Hitler.

 

Jovem com camisa nazista é expulso de bar no Piauí e faz ameaças com uma faca pic.twitter.com/azexkuWnxp

— bnewsvideos (@bnewsvideos) February 12, 2022

 

“Grande raça ariana. Grande raça ariana”, diz o rapaz. Em determinado momento, os outros clientes pedem que ele se retire e o agressor saca uma faca e ameaça todos. Apologia ao nazismo é crime no Brasil, sujeito a prisão.

 

Disseminado pelo nazismo, o conceito de raça ariana era parte central da ideologia e afirmava que povos nórdicos e germânicos eram superiores a negros, amarelos e semitas — o que serviu de base para a política de extermínio de judeus e de outros povos “não-arianos”.

 

Leia mais:


La Vue: em depoimento ao TRF1, Geddel chora e nega ter ameaçado Marcelo Calero
Calero usa combate a Geddel em campanha para deputado no Rio de Janeiro; veja vídeo

 

Luzivaldo Júnior, dono do bar onde as imagens foram gravadas, informou que a situação gerou uma tensão. “Eu estava servindo mesas e não tive como prestar muita atenção no que estava acontecendo. Depois, por um momento fiquei com medo que houvesse alguma agressão, mas o cliente foi embora e a situação foi resolvida”, disse.

 

Segundo o site Pragmatismo Político, as imagens começaram a viralizar após dois casos envolvendo a apologia ao nazismo repercutirem nacionalmente nesta semana.

 

Na segunda (7), o podcaster Monark defendeu a existência de um partido nazista no Brasil que fosse reconhecido legalmente; ele recebeu o apoio do deputado Kim Kataguiri, do MBL. Após a polêmica, Monark pediu desculpas e justificou que estava bêbado, mas ainda assim será investigado.

 

Na terça (8), o comentarista Adrilles Jorge fez um gesto apontado como saudação nazista durante participação em um programa de TV, e acabou demitido.

 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags camisa nazista

Leia também


Monark afirma nas redes que visitará Museu do Holocausto e gera nova polêmica


Após suposta saudação nazista, ex-BBB Adrilles é demitido da Jovem Pan