Política

Chamado de 'fraude', Rui se esquiva de responder Nilo e afaga secretário exonerado

De saída da base petista, deputado Marcelo Nilo tem "atirado" contra os antigo aliados  |  Sandra Travassos/ AL-BA

Publicado em 14/02/2022, às 13h18 - Atualizado às 14h36   Sandra Travassos/ AL-BA   Victor Pinto e Léo Sousa

O governador Rui Costa (PT) se esquivou de comentar as recentes declarações do deputado federal Marcelo Nilo (PSB). De saída da base de apoio petista no estado, o parlamentar chamou Rui e Jaques Wagner (PT) de "fraude", em entrevista ao BNews na última terça-feira (8).

“Por mais tentado que vocês fiquem de ouvir uma resposta minha, vocês não vão obter", desviou-se o governador em conversa com a imprensa nesta segunda (14). "Minha mãe me ensinou: ‘faça com os outros o que vocês gostaria de fazer com você’. Então, se eu puder desejar a cada pessoa uma palavra de carinho, de afeto, eu desejo. Se não puder naquele momento, eu prefiro ficar calado”, disse Rui.

O chefe do Executivo baiano comentou, também, a saída do secretário de Administração Penitenciária, Nestor Duarte. Indicado de Marcelo Nilo, o agora ex-chefe da Seap entregou o cargo em meio ao rompimento do ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) com o governo, na última terça. Após o anúncio, o deputado federal afirmou que Duarte saiu "mesmo votando com o governador".

Rui fez um afago a Duarte, de quem se considera "amigo pessoal", e atribuiu a sua saída à "dinâmica própria da política".

“Quero aqui fazer uma palavra de carinho, como minha mãe me ensinou, de respeito, de gratidão e de agradecimento ao ex-secretário Nestor Duarte, que nos ajudou nesses anos todos, tanto no governo de Wagner quanto no meu governo. Um grande amigo. Conversei longamente com ele e sou muito grato a ele. [...] Às vezes a política tem uma dinâmica própria que a gente tem que tomar algumas decisões, mas isso, quando a amizade, a compreensão e a afinidade política e pessoal é grande, as coisas são compreendidas mutuamente”, declarou.

A jornalistas, também nesta segunda durante entrega de máquinas agrícolas, o secretário de Relações Institucionais do governo estadual, Luiz Caetano (PT), afirmou que o substituto de Nestor Duarte na Seap pode ser anunciado na próxima semana.

"Ele (Nestor) conversou com o governador, é uma pessoa que a gente respeita mesmo, o governador gostou muito do trabalho que ele fez na secretaria. Obviamente que ele está resolvendo as coisas da secretaria [...] organizando tudo para poder ter essa troca. Quem vai ficar no lugar dele, ainda não determinamos uma data, mas é aguardar que dessa para a outra semana, resolve", projetou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Jaques Wagner governador pt Secretário ACM Neto Rui Costa Marcelo Nilo exonerado Nestor Duarte Seap bnews

Leia também


Lídice aguarda conversa com Nilo que não comunicou oficialmente saída da base


Republicanos se diz de “portas abertas” para Marcelo Nilo, mas faz mistério sobre Senado


Tiago Correia defende Marcelo Nilo, chamado de ex-BBB por Vitor Bonfim: "memória seletiva"