Política

De saída do Podemos, Bacelar deixa futuro político nas mãos de Rui Costa

Filiação do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro ao podemos inviabiliza permanência de Bacelar na base petista na Bahia  |  Assessoria Deputado Bacelar

Publicado em 23/02/2022, às 17h14 - Atualizado às 17h28   Assessoria Deputado Bacelar   Léo Sousa

De saída do Podemos, o deputado federal Bacelar deixou o seu futuro político nas mãos do governador Rui Costa (PT). Em entrevista ao BNews nesta quarta-feira (23), o atual presidente estadual do partido admitiu que "são muito grandes" a chances da sua saída da legenda.

A provável partida de Bacelar ocorre após a filiação do ex-ministro Sergio Moro ao Podemos, ocorrida em novembro do ano passado. À época o parlamentar da base estadual petista chegou a afirmar que o ingresso à sigla do ex-juiz da Lava Jato - rival contumaz do PT - era "motivo de entusiasmo".

Leia mais: Da base de Rui, Bacelar é citado como 'gente boa' por Sergio Moro

A permanência no Podemos, entretanto, poderia inviabilizar a reeleição de Bacelar à Câmara dos Deputados, tese defendida por Rui.

“A dificuldade será mais para ele, parceiro, amigo, tem nos ajudado muito, mas terá dificuldade para a eleição dele, fazer chapa em uma candidatura (de Sergio Moro) inexpressiva na Bahia e no Brasil. Pode complicar a eleição dele. Vamos ajudá-lo na eleição, vamos conversar e encontrar a solução. Março abre prazo para legalmente sair do partido e janeiro e fevereiro vamos intensificar as conversas”, chegou a afirmar o governador.

Leia também: Bacelar não gostou do que ouviu de Rui Costa

"As chances são muito grandes. Estou conversando, examinado as diversas possibilidades, mas a decisão eu não posso tomar antes de conversar com o governador Rui Costa", diz Bacelar.

A definição, portanto, não deve sair nos próximos dias, já que o chefe do Palácio de Ondina está mergulhado nas complexas negociações para a formação da chapa governista para as eleições de outubro. "Se eles ainda não se definiram (PT, PSD e PP), como é que eu posso definir?", brinca o deputado.

Leia: Petistas passam a considerar chapa Otto-Moema; Rui disputa o Senado

Bacelar revelou ainda ter convites para filiação de ao menos seis partidos: PT, PCdoB, PV, Solidariedade, PSB e PP. A este último, segundo o parlamentar, ele teria sido convidado pelos deputados federais Cacá Leão, filho do vice-governador João Leão (PP), e Arthur Lira, presidente da Câmara. No início deste mês, Bacelar chegou a se reunir, também, com dirigentes do PSOL.

Além da posição de Rui Costa, outro fator que pesa no cálculo para o atual presidente do Podemos definir para qual legenda seguirá é a discussão das federações partidárias, que podem mexer no tabuleiro político, ainda sem resolução.

Segundo apuração do BNews, entretanto, no momento, o deputado estaria mais inclinado a desembarcar no Partido Verde, sigla que tende a se federar ao PT.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia pt psb pp pv eleições partido verde Rui Costa deputado bacelar BA filiação 2022 bnews Sergio Moro podemos

Leia também


Bacelar cita força de Lula e diz que Podemos não tem "estrutura" para lançar candidato


Mesmo com filiação de Moro ao Podemos, Bacelar diz que estará junto com PT na Bahia


Bacelar confirma Podemos na base de Rui e vê permanência difícil para quem apoiar ACM Neto