Política

Lideranças do governo descartam aprovação de PECs que atingem o STF; saiba motivo

Apoiadores acreditam que as pautas não passaram por falta de voto  |  Carlos Moura / SCO / STF

Publicado em 05/10/2023, às 08h40 - Atualizado às 08h46   Carlos Moura / SCO / STF   Tácio Caldas

Uma liderança do governo Lula (PT), atuante no Senado Federal, abriu o jogo sobre a situação das Propostas de Emendas à Constituição (PECs) que devem ser discutidas e votadas na 'Casa Alta'. De acordo com o Bastidor, o parlamentar teria descartado a possibilidade do plenário do Senado aprovar as PECs que podem modificar o funcionamento do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo este senador, isso deve acontecer porque "faltam votos e a chance é zero".

Apesar disso, ao que parece, o governo federal está atento ao andamento das pautas e já se movimenta com o intuito de se preparar caso haja necessidade de intervir. A ideia da gestão federal de intervir com um discurso de defesa da democracia.

Vale lembrar que as PECs em discussão afetam diretamente o funcionamento das atividades do STF. Uma delas fala em fixar o mandato dos ministros e a outra limita as decisões monocráticas da Corte que, inclusive, foi aprovada em tempo recorde. No segundo caso, nove parlamentares baianos assinaram o texto na Câmara dos Deputados

Enquanto essas discussões rolam no Congresso Nacional, o STF segue temendo a aprovação das pautas, em especial àquela que limita as decisões monocráticas do Supremo. O ministro Luís Roberto Barroso, inclusive, se manifestou sobre o caso e afirmou que não é hora de mexer na composição e no funcionamento do tribunal. Barroso, inclusive, espera que Rodrigo Pacheco (PSD), presidente da 'Casa Alta' impessa o avanço de projetos que desacreditem o Supremo.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (4):

Classificação Indicativa: Livre


Tags pt Lula stf congresso nacional Câmara dos Deputados governo federal governo Supremo Tribunal Federal Senado Federal corte psd Governo Lula barroso Luís Roberto Barroso PECs Rodrigo Pacheco Casa Alta Propostas de Emendas à Constituição

Leia também


Mentiu? Mulher que expôs jogador do Botafogo seria amante e pivô de separação do atleta


Cão do presidente Biden deixa a Casa Branca por motivo inusitado; confira


Três médicos são surpreendidos por homens de preto e executados em quiosque