Política

Morte de Gal Costa choca políticos baianos; veja repercussão

O governador Rui Costa (PT) anunciou o decretou três dias de luto oficial  |  Reprodução das Redes Sociais

Publicado em 09/11/2022, às 12h11 - Atualizado às 13h16   Reprodução das Redes Sociais   Daniela Pereira

A morte inesperada da cantora, Gal Costa, ocorrida na manhã desta quarta-feira (09), causou comoção no meio político. Através de redes sociais, representantes municipais e estaduais lamentaram o ocorridado e prestaram solidariedade aos familiares. 

No Twitter, o governador Rui Costa (PT) anunciou o decretou três dias de luto oficial no Estado pela perda da cantora. "Lamento profundamente a morte de Gal Costa. Com sua partida, perdemos uma das mais potentes vozes da nossa música, eternizada em interpretações que cantam a Bahia e o Brasil para todo o mundo. Está decretado luto oficial na Bahia por 3 dias", escreveu.

Lamento profundamente a morte de Gal Costa. Com sua partida, perdemos uma das mais potentes vozes da nossa música, eternizada em interpretações que cantam a Bahia e o Brasil para todo o mundo. Está decretado luto oficial na Bahia por 3 dias. pic.twitter.com/D65jtHfeWV

— Rui Costa (@costa_rui) November 9, 2022

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), destacou a importância de Gal para a música brasileira. “Perdemos uma das vozes mais lindas e representativas da música brasileira. Gal Costa é trilha sonora de vários momentos da vida de milhares de brasileiros. Seu jeito único de interpretar as canções está para sempre eternizado em nossos corações”, disse.

Perdemos uma das vozes mais lindas e representativas da música brasileira. Gal Costa é trilha sonora de vários momentos da vida de milhares de brasileiros. Seu jeito único de interpretar as canções está para sempre eternizado em nossos corações.

— Bruno Reis (@brunoreisba) November 9, 2022

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), lamentou a morta da artista e valorizou a singularidade dela. “Hoje o Brasil perdeu uma das maiores artistas de todos os tempos, a baiana Gal Costa. Com sua voz incomparável, Gal revolucionou a MPB e levou a cultura de Salvador e da Bahia para o mundo”, enfatizou. 

Hoje o Brasil perdeu uma das maiores artistas de todos os tempos, a baiana Gal Costa. Com sua voz incomparável, Gal revolucionou a MPB e levou a cultura da Bahia para o mundo. Em 2013, quando era prefeito, Gal Costa participou do Festival Virada e fez um show inesquecível, +

— ACM Neto (@acmneto_) November 9, 2022

Parlamentares federais e estaduais também lamentaram a morte da cantora. O deputado estadual Alex Lima (PSB), se solidarizou com amigos e familiares. "Perdemos uma das maiores vozes da Música Popular Brasileira. Gal é luz, forca e resistência. Toda minha solidariedade à família, amigos e fãs", escreveu.

Perdemos uma das maiores vozes da Música Popular Brasileira. Gal é luz, forca e resistência. Toda minha solidariedade à família, amigos e fãs. pic.twitter.com/1JKDGpv2Ph

— Alex Lima (@depalexlima) November 9, 2022

"Perdemos uma mulher inspiradora uma das maiores vozes da MPB, Gal Costa nos deixa aos 77 anos. Sempre viverá no coração e mente de todas(os) defendem a cultura, a música brasileira", disse o deputado Hilton Coelho.

GAL COSTA PRESENTE!!

Com imensa tristeza que nos impactamos com essa notícia...

Perdemos uma mulher inspiradora uma das maiores vozes da MPB, Gal Costa nos deixa aos 77 anos.

Sempre viverá no coração e mente de todas(os) defendem a cultura, a música brasileira. pic.twitter.com/AWVGcRlRoA

— Hilton Coelho 50 (@Hilton_Coelho) November 9, 2022

O deputado Valmir Assunção também se pronunciou sobre a perda. "Quanta tristeza pelo falecimento de Gal Costa. Uma voz baiana que foi referência internacional de arte e resistência. Seu canto forte está marcado em nossos corações. Minha solidariedade à família e amigos".

Quanta tristeza pelo falecimento de Gal Costa. Uma voz baiana que foi referência internacional de arte e resistência. Seu canto forte está marcado em nossos corações. Minha solidariedade à família e amigos. pic.twitter.com/Z97p8wbA5I

— Valmir Assunção (@DepValmir) November 9, 2022

Alice Portugal destacou a perda para a cultura braileira. "Ícone da MPB, musa do tropicalismo, dona de uma das maiores e mais potentes vozes da nossa música, fatal e eterna! Gal Costa deixa um legado imenso. Uma perda irreparável para nossa cultura que hoje chora sua morte", escreveu. 

 

Ícone da MPB, musa do tropicalismo, dona de uma das maiores e mais potentes vozes da nossa música, fatal e eterna! Gal Costa deixa um legado imenso. Uma perda irreparável para nossa cultura que hoje chora sua morte!
Que tristeza…. 🖤 pic.twitter.com/oMuBAIFFwa

— Alice Portugal (@Alice_Portugal) November 9, 2022

 
Em nota, a vereadora Marta Rodrigues (PT), disse que o Brasil perde uma das figuras mais icônicas da cultura e da música popular brasileira, que teve relevância sem precedentes na luta feminista, contra a ditadura, pela liberdade de expressão e pela democracia brasileira.

“Gal Costa foi uma diva da cultura no Brasil e no mundo, e sua arte, sua voz ímpar e fenomenal reverberaram também na luta contra o conservadorismo, contra o machismo até hoje, e seu apoio a Lula foi também demonstração de que sua arte é democrática. Gal inspirou gerações e com certeza seu legado, sua voz continuará inspirando”.

Para Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos, Gal era a "musa de todas as estações, voz inigualável, ousada e única". E,m nota, ele ressaltou que a perda de Gal Costa deixou uma "lacuna no panteão das grandes interpretes de nossa música popular brasileira”.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Marta Rodrigues Rui Costa Gal Costa alice portugal Hilton Coelho Bruno Reis Alex Lima

Leia também


VÍDEO: Gal Costa fez L de Lula e pediu voto 'com paz e sabedoria' em último show; assista


Jerônimo Rodrigues faz apelo para Arthur Lira em reunião em Brasília; saiba o que foi conversado


Duodécimo: “A Câmara vem sendo retaliada pela Prefeitura”, dispara Geraldo Júnior