Política

Vereadores mantêm termo "Cultura LGBT" em projeto; evangélicos protestam

Termo "Cultura LGBT" foi mantido na matéria, apesar dos protestos da bancada evangélica  |  Divulgação/Carlos Alberto

Publicado em 15/12/2021, às 14h33 - Atualizado às 14h34   Divulgação/Carlos Alberto   Henrique Brinco

O Plano Municipal de Cultura (PMC) foi aprovado pela maioria dos vereadores nesta quarta-feira (15), em sessão extraordinária na Câmara Municipal de Salvador. O termo "Cultura LGBTQIA+" foi mantido na matéria, apesar dos protestos da bancada evangélica.

Leia também:

O projeto apresentado pelo Executivo (PLE Nº208) é um instrumento de planejamento de políticas culturais a serem implementadas pelo poder público pelo período de dez anos. Segundo o relator do projeto e presidente da Comissão de Cultura da Casa, vereador Sílvio Humberto (PSB), o PMC representa um salto na Cultura de Salvador, embora tenha sido motivos de muita resistência.

"Foram meses de muita escuta, participação e grandes entraves. Em meio ao processo tivemos que lidar com as convicções religiosas de muitos sobre a questão da diversidade. Mas nós resistimos, conseguimos mobilizar a sociedade, e aqui estamos conscientes do trabalho que fizemos, da luta que travamos em defesa de um projeto amplo, com políticas de paridade de gênero, cotas raciais, inclusão e diversidade. Um Plano aprovado com todas as condições de possibilitar o salto e a reparação que a Cultura de nossa cidade merece", enfatizou.

Leia também:

O relator aceitou a emenda sugerida pela vereadora Débora Santana (Avante), que inclui a denominação “cultura gospel” na proposta final. Essa proposta assegura o apoio à realização de eventos voltados à cultura cristã/gospel. Ao todo, foram apresentadas 35 emendas, das quais 12 foram acatadas.

Votaram contra a aprovação do PL nº 208-2021: Débora Santana, Cátia Rodrigues (DEM); Alexandre Aleluia (DEM); Júlio Santos (Republicanos): Anderson Ninho (PDT); Ireuda Silva (Republicanos) e Isnard Araújo (PL).

Leia também:

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador CMS Isnard Araújo LGBT Cátia Rodrigues silvio humberto alexandre aleluia Ireuda Silva Anderson Ninho debora santana lgbtqia plano municipal de cultura Júlio Santos

Leia também


Grupo Gay da Bahia coloca pressão e ocupa frente da Câmara; veja fotos


Xuxa detona vereadores de Salvador: "Deus não discrimina"