Salvador

BRT de Salvador pode ser usado pela população gratuitamente; saiba mais

Em entrevista à live do BNews, realizada neste domingo (2), secretário de mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, destacou aspectos da oferta  |  Reprodução/Youtube

Publicado em 02/10/2022, às 08h41 - Atualizado às 09h10   Reprodução/Youtube   Pedro Moraes

Desde a última sexta-feira (30), a operação de teste do BRT, em Salvador, foi iniciada. O serviço, a princípio, pelo menos durante este mês de outubro, é ofertado gratuitamente. De acordo com o secretário de mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, no entanto, é fundamental a atenção da população sobre o método de como usar o transporte. 

“Durante este mês de outubro, a parte de tarifa é gratuita, as entradas estão livres. As pessoas precisam acessar as estações via catracas, não podem entrar nas estações pela plataforma porque não será permitido, mesmo estando livre. Durante este mês, a gente tem apenas uma linha de teste, que é curta, que vem da região da Rodoviária, vai até a Pituba e faz o retorno ali no Posto Namorados”, explicou o gestor, em entrevista à live do BNews, realizada neste domingo (2).

Projetados para fazer viagens com um intervalo de três minutos entre cada uma, de segunda-feira a sexta-feira; no sábado, de cinco minutos; e no domingo, de até dez minutos, a operação do BRT conta com aproximadamente 300 viagens por dia dos coletivos.

Nesse sentido, a expectativa da Secretaria de Mobilidade de Salvador (SEMOB) é lançar outras duas linhas em novembro. 

“Mês que vem (novembro) a gente já começa com mais frotas chegando, a ampliar. Ao final deste ano, a gente terá três linhas nesse sistema. Teremos uma linha que será circular pela Pituba, saindo da Rodoviária, passa pela Alameda das Espatódeas, passa pela Paulo VI, retorna pela Manoel Dias e ali adentra na canaleta exclusiva”, indicou. “Ainda este ano, nós teremos uma linha que vem da Estação Pirajá, via BR, adentrando à canaleta via exclusiva a partir do Acesso Norte”, acrescentou. 

Fabrizzio Muller ainda acrescentou as vantagens e os diferenciais dos ônibus do BRT em relação a outros tipos de transporte. 

“O BRT tem essa grande vantagem, além de um custo menor de operação, menor de implantação, que é você poder sair da canaleta, buscar a demanda, ir para onde ela exista, mesmo que ela esteja fora da canaleta. Nesses casos, as pessoas adentram pela porta da direita, fazendo a bilhetagem normal, não haverá cobrador, mas haverá o bilhetador. Só entrar com cartão, a gente não vai aceitar dinheiro, justamente porque não haverá cobrador”, comentou. 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador BRT bairros fabrizzio muller Secretário de Mobilidade

Leia também


Parecer da Semob aponta irregularidade na transferência de alvarás feita por líder de associação de taxistas em Salvador


Fabrizzio Muller rechaça agressão de João Carlos Bacelar contra agente da Semob


Fabrízzio Muller pede respeito aos agentes da Transalvador, depois de insinuação de Geraldo Junior