BNews Turismo

Gol e Avianca assinam acordo para criar grupo líder de transporte aéreo na América Latina

O fechamento da transação é esperado para ocorrer no segundo semestre de 2022  |  Divulgação/ Gol Linhas Aéreas

Publicado em 11/05/2022, às 10h47   Divulgação/ Gol Linhas Aéreas   Redação

Acionistas da companhia aérea brasileira Gol e a colombiana Avianca assinam acordo para criação do Grupo Abra, uma holding que controlará as duas empresas de transporte aéreo. O documento foi assinado, nesta quarta-feira (11), tem como objetivo criar um grupo líder de transporte aéreo na América Latina.

De Acordo Com o G1, a Gol e Avianca manterão operações independentes, enquanto "se beneficiam de maior eficiência e investimentos feitos pelo mesmo grupo controlador", segundo comunicado divulgado à imprensa. "O fechamento da transação é esperado para ocorrer no segundo semestre de 2022, sujeito às condições habituais de fechamento e regulatórias", destacou o documento.

Leia mais:

Setor de Turismo cresce 29% no primeiro trimestre de 2022

Transporte de cadeira de rodas em aeronaves pode se tornar gratuito

Novo presidente da Comissão de Turismo é eleito; confira

Ainda segundo o texto do comunicado, o Abra Group Limited será uma empresa de capital fechado incorporada no Reino Unido e terá Constantino de Oliveira Junior como o CEO e Roberto Kriete, o presidente do conselho de administração. "O Abra fornecerá uma plataforma para que as companhias aéreas operacionais reduzam ainda mais os custos, obtenham maiores economias de escala, continuem a operar uma frota de aeronaves de última geração, e expandam suas rotas, serviços, ofertas de produtos e programas de fidelidade”, diz a nota.

O grupo que controlará a Avianca e a GOL, também deterá participação econômica não controladora nas operações da Viva na Colômbia e no Peru. Além de uma participação minoritária na Sky Airline (Chile). "Alguns investidores financeiros se comprometeram a investir até US$350 milhões em ações" do Grupo Abra após o fechamento da transação, conclui.

Conheça as companhias Gol e Avianca

A Avianca Group possui uma frota de mais de 110 aeronaves e é a companhia aérea líder na Colômbia, América Central, Equador e opera 130 rotas na América Latina. Já a GOL opera uma frota de 142 aeronaves.

Em 2020, a Avianca Brasil teve a falência decretada pela Justiça após acumular uma dívida bilionária. A companhia que deixou de operar no Brasil era a marca comercial da Oceanair, mas não fazia parte do grupo de companhias da Avianca Holdings S.A, com sede na Colômbia.

A Avianca Holdings entrou em recuperação judicial nos EUA em 2020, mas conseguiu evitar um processo de falência ao ter um plano de recuperação aprovado no final de 2021.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags turismo Gol avianca holding

Leia também


Azul viagens lança novo pacote com experiência especial no Walt Disney World


Brasil tem 124 novos hotéis em desenvolvimento para os próximos quatro anos


Tap Air Portugal culpa divisão brasileira de manutenção por parte do prejuízo previsto em 2022