BNews Agro

Agricultores familiares de São Sebastião do Passé recebem projeto de multiplicação de mudas de mandioca

Divulgação
Na comunidade foi implantada uma Unidade de Multiplicação e Distribuição de Manivas-Semente de Mandioca  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/04/2022, às 09h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As famílias da Associação Rural do Assentamento Retiro, do município de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador, passaram a contar com um incremento na produção de mandioca e de outros cultivos. Na comunidade foi implantada uma Unidade de Multiplicação e Distribuição de Manivas-Semente de Mandioca, no âmbito do projeto Reniva, de multiplicação de manivas-sementes com qualidade genética e fitossanitária.

A ação, que irá beneficiar cerca de 150 famílias, é executada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), em parceria com a Biofábrica da Bahia, que forneceu as mudas, e com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São Sebastião do Passé.

O agrônomo e técnico da Coordenação de Projetos Especiais da CAR, Luiz Ramos, destacou que essas são mudas produzidas em laboratório, que não trarão problemas como a podridão das raízes, que é comum ocorrerem na região. “A ideia é melhorar a produtividade, trazendo novas variedades para que a gente avalie o desempenho em campo”.

Leia também:

O técnico que acompanha a implantação do projeto, Vidal Campos, ressaltou que o projeto é importante não só para a comunidade do Retiro, mas para todo o município de São Sebastião do Passé. “Esse é um projeto piloto de melhoramento genético das mudas, que serão distribuídas nas comunidades locais”.

Marcelo Paranhos, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, explicou que o objetivo do projeto é multiplicar esse material genético, que veio da Biofábrica, livre de pragas e doenças, com total sanidade e com potencial genético muito elevado, implantado em uma área de um hectare irrigado.

“A intenção é que a gente multiplique e distribua, de forma gratuita, para os agricultores familiares da cadeia produtiva da mandiocultura, com o intuito de fomentar e ampliar a produção e a produtividade na mandiocultura em nossa região”.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp