BNews Agro

Bahia Farm Show: ex-ministra da Agricultura diz que oeste da Bahia "produz e conserva, é sustentável"

Diego Vieira/BNews
Tereza Cristina participou do primeiro dia da Farm Show pós pandemia  |   Bnews - Divulgação Diego Vieira/BNews

Publicado em 31/05/2022, às 18h35   Diego Vieira*/Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

A ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina participou nesta terça-feira (31) do primeiro dia de atividades da Bahia Farm Show, no oeste do estado, e exaltou a potencialidade da feira no cenário do agronegócio baiano.

"A feira cresceu muito, essa região é importantíssima, é uma nova fronteira. É que é uma agricultura que o ministério sempre levou lá para fora. Uma agricultura que produz e conserva, sustentável. Chegando aqui eu pude ver como isso aqui cresceu, como essa região é mais pujante", disse, ao lembrar que esteve presenta na última edição presencial do evento antes da pandemia da Covid-19, quando ainda estava no posto de ministra.

Leia também:

Ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL), ela listou as ações da sua passagem no comando da pasta.

"O Ministério da Agricultura fez muitas ações, principalmente para os pequenos produtores. Para os grandes, nós modificamos a maneira da obtenção de crédito, aumentamos o crédito para as cooperativas, que elas são muito importantes para chegar até o produtor, com rapidez, com agilidade. Os planos Safras nós trabalhamos para que cada vez eles possam ser maiores. Modificamos, fizemos uma medida provisória do agro para mudar a maneira de tomar crédito para o grande e apoiamos principalmente o pequeno produtor, através de ações junto aos bancos, junto a credito, junto à assistência técnica, abrimos novos mercados".

Tereza Cristina falou ainda do potencial de mercardo internacional para os produtores brasileiros e defendeu que os governos não dificultem as tratativas do setor. 

Veja mais:

"As pessoas têm que entender que nós produzimos muito aqui no Brasil e a nossa produção é suficiente para o nosso mercado interno, mas tem o excedente, e esse excedente faz parte da balança comercial, gera emprego no Brasil, e tem contribuído para o PIB brasileiro".

"Se esse pessoal aqui não tivesse produzido, será que nós tínhamos alimentos para todos? Eu acho que foi um desafio, mas muito gratificante e os produtores rurais sempre responderam. Você não precisa fazer muito, é só não atrapalhar o produtor que ele trabalha, gera emprego, gera renda e gera riqueza para o nosso país", completou.

*O repórter Diego Vieira viajou para Luís Eduardo Magalhães para cobertura da Bahia Farm Show

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp