BNews Agro

Bahia Farm Show: "Isso não está no teto de gastos", diz Rui Costa ao criticar farra dos deputados e mecanismo fiscal

Diego Vieira / BNews
Rui Costa fez crítica ao teto de gastos em discurso na Bahia Farm Show 2022, no oeste da Bahia  |   Bnews - Divulgação Diego Vieira / BNews

Publicado em 01/06/2022, às 13h27   Diego Vieira* e Thiago Conceição


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) fez críticas nessa quarta-feira (1) ao teto de gastos criado no governo Michel Temer (MDB), logo após o impeachment de Dilma Rousseff. O gestor estadual ainda afirmou que cenários como o do escândalo do orçamento secreto geram despesas ao setor público que não são previstas no limite de gastos públicos. O discurso foi feito durante a Bahia Farm Show 2022, em Luís Eduardo Magalhães (LEM), no oeste da Bahia.

“Do ponto de vista fiscal, não gosto da terminologia teto de gastos ou limite de gastos públicos. É melhor discutir qualidade que teto de gastos. Se determinada ação gera receita e aumento de arrecadação, isso é investimento, não gasto. Já essa farra dos deputados, o orçamento secreto, é despesa inútil na veia.  Você gasta R$ 20 bilhões para fazer borra de asfalto em ano eleitoral, pré-eleitoral. E isso não está no teto de gastos”, disse o governador.

Ainda em dura crítica ao teto de gastos, Rui relacionou a farra dos deputados com o crime de compra de voto nas eleições, que na sua avaliação é responsável pela “sangria” aos cofres públicos do país.

Leia Mais: 

Após paralisação, secretário diz que não houve "negligência" com profissionais de saúde de Salvador

Rosângela Moro vira estrela de inserção e diz ter visto marido de perto na Lava Jato

Aécio rebate Lula sobre fim do PSDB: "Arrogante"

“Por isso o melhor a ser feito é investir na geração de emprego e renda. O resto só serve para cambalacho eleitoral. É trocar pedra e borra de asfalto por voto. É um desperdício gigantesco”, acrescentou o governador.

Com a implantação do teto de gastos públicos no Brasil, o valor do orçamento só pode variar de um ano para o outro corrigido pela inflação do período. Do ponto de vista fiscal, a medida faz com que as despesas do governo não tenham crescimento real.

*O repórter Diego Vieira viajou para Luís Eduardo Magalhães para cobertura da Bahia Farm Show

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp