BNews Agro

Cultivo ilegal de morangos ameaça secar reserva ambiental na Espanha

Divulgação/Festa do Morango
Cultivo ilegal é tratado por entidades como 'escândalo' nacional  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Festa do Morango

Publicado em 23/04/2023, às 13h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O cultivo ilegal de morangos ameaça secar a reserva ambiental do Parque Nacional de Doñana, na Espanha. Agricultores estão bombeando água dos lençóis freáticos ja região para irrigar plantações. A Comissão Europeia e associações ambientais internacionais tratam o caso como um escândalo nacional.

De acordo com Eloy Revilla, diretor da estação de pesquisa biológica no parque nacional, cerca de 60% de todas as lagoas do local já secaram. As plantações de morango se estendem por mais de 100 km² ao norte e oeste do parque. 

Em 2021, o Tribunal Europeu de Justiça condenou a Espanha pelo bombeando ilegal da água dos lençóis freáticos e pela falta de proteção à reserva ambiental. Em ação contra os agricultores, a polícia ambiental fechou centenas de poços ilegais, mas os produtores voltaram a agir de forma criminosa de outra maneira.

Com 1.200 quilômetros quadrados, o Parque Nacional de Doñana é o habitat de cavalos selvagens, águias-imperiais, linces, tartarugas e milhões de aves migratórias.

Mais de 20 redes varejistas europeias apoiaram um apelo da associação de proteção à natureza WWF para que políticos espanhóis e agricultores garantam o cultivo sustentável e não prejudiquem a produção do morango na região.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp