BNews Agro

Mundo não sobrevive sem agricultura brasileira, diz diretora-geral da OMC

Ministério da Agricultura
"Eu sei que o mundo não sobrevive sem a agricultura brasileira.", afirma diretora-geral da OMC  |   Bnews - Divulgação Ministério da Agricultura

Publicado em 19/04/2022, às 20h20   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

A diretora-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), Ngozi Okonjo-Iweala, disse, em reunião com a FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) nesta segunda-feira (18), que o mundo não sobrevive sem a agricultura brasileira.

"Eu sei que o mundo não sobrevive sem a agricultura brasileira. Precisamos pensar nos desafios futuros, não só do Brasil, mas do mundo todo", disse Ngozi.

A reunião aconteceu após o presidente Jair Bolsonaro (PL) pedir ajuda à OMC para garantir uma espécie de "salvo-conduto" ao fluxo de fertilizantes importados de países que sofreram sanções econômicas e financeiras por causa da guerra na Ucrânia.

Leia mais:

Cooperativa baiana comercializa 14,2 toneladas de peixes na Semana Santa e dobra volume de 2021

Produtores rurais de Amargosa recebem capacitação sobre políticas de acesso a linhas de crédito

Inseticida fisiológico inédito é registrado para o controle de lagartas em lavouras

Os alvos das medidas restritivas são a Rússia e Belarus, dois dos principais exportadores dos insumos ao agronegócio brasileiro. Desde o início da guerra, provocada pela invasão militar russa à Ucrânia, o governo Bolsonaro lançou um plano nacional de fertilizantes e tenta obter fornecedores alternativos para evitar impactos na produção de alimentos no campo e inflação.

"Estou animada sobre o que o Brasil tem a dizer sobre a área ambiental e as tecnologias produtivas com potencial de descarbonização", disse ainda Ngozi.


Durante o encontro, parlamentares da base do governo defenderam práticas de sustentabilidade, para rebater a impressão de que a produção do Brasil não é sustentável.
Representantes do setor apresentaram uma carta à diretora-geral da OMC com demandas do grupo pedindo também proatividade contra o que chamaram de "crescente onda de protecionismo exagerado no mercado".

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp