BNews Agro

Produtos derivados do umbu geram renda para agricultores baianos

Divulgação/SDR
Todos os anos a Bahia produz quase seis mil toneladas da fruta  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SDR

Publicado em 10/01/2022, às 22h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta época do ano é fácil encontrar umbu nos quatro cantos da Bahia. Este ano a safra da fruta promete espalhar o umbu, originário da Caatinga, pelas mesas dos baianos. Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), todos os anos, a Bahia produz quase seis mil toneladas da fruta e seu extrativismo proporciona renda para milhares de famílias.

Mas não é só o umbu in natura que é comercializado pelo Estado. Por meio dos investimentos feitos pelo governo da Bahia nas cooperativas e associações, construindo agroindústrias de beneficiamento e levando conhecimento de qualidade através da assistência técnica, o umbu está sendo transformado em outras delícias como geleias, doces, picolés, umbubom, cervejas e licores artesanais.

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), localizada no município de Uauá, do território Sertão do São Francisco é uma das beneficiadas. Com recursos de R$ 2,4 milhões em maquinários, equipamentos e no beneficiamento de polpa de frutas, agricultores e agricultoras familiares têm garantido a sua renda com o fruto da terra.

Leia também:Produtores de Irecê estão otimistas com nova safra de milho

“Os produtos derivados do umbu que produzimos aqui são a geleia, os doces, doce de corte, cerveja, licor, umbubom...Tem vários produtos, tem as polpas, os sucos e a perspectiva são boas em relação à safra deste ano. Acredito que será um ano bom para gente”, diz Denise Cardoso, presidente da cooperativa.

Imunidade

Além do sabor marcante, o umbu ajuda a aumentar a imunidade, já que é fonte de vitaminas do complexo B, A e C, além de possui alto teor de minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e zinco.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp