BNews Agro

Projeto fomenta produção de umbu na Bahia; saiba detalhes

Divulgação
Produção de umbu representa importância para as plantações da Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 24/03/2023, às 16h42   Natane Ramos


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) está planejando um fortalecimento para a cultura de produção do umbu no Estado. Como forma de desenvolvimento do plantio baiano, a Seagri planeja implantar a plantação de 80 mudas, sendo 40 de umbu gigante e outras 40 de umbu cajá. A ação desenvolvida pela secretaria vem sendo acompanhada e desenvolvida pelo engenheiro agrônomo Luís Paulo Ferreira Nunes, que está realizando o processo nas áreas da cidade de Iraquara. 

Segundo o engenheiro agrônomo Assis Pinheiro Filho, diretor de Desenvolvimento Agrícola da Seagri, a ação da secretaria visa estabelecer um vínculo de parceria que desenvolva essa cultura do umbu na Bahia. “Firmamos a parceria com o proprietário para termos uma área que sirva de vitrine para o desenvolvimento da cultura na região. Lá teremos coleções de plantas de umbu gigante e umbu cajá, um lugar onde se pode obter mudas de procedência e qualidade para o desenvolvimento de plantios”, comentou Assis.

Segundo Assis Pinheiro, o plantio das amostras vem aumentando e há uma expectativa de que retirem-se mudas da região. “Iremos seguir à busca de outras parcerias para incentivar o crescimento do cultivo de umbuzeiros pela Bahia. Mas a partir de mudas selecionadas, de uma qualidade que irá elevar o nível de desenvolvimento da fruta em nosso estado”, explicou o engenheiro.

O coordenador de Estudos e Projetos Agrícolas da Seagri, Marcelo Libório, destacou o grande potencial comercial que o umbu apresenta. “As mudas são provenientes de um processo longo de seleção que vem sendo realizada por agricultores de Vitória da Conquista, a partir de uma cooperação com a Embrapa. Então, trazemos para esse projeto de Iraquara plantas que representam o que há de melhor da cultura no semiárido. Pretendemos, com o tempo, ampliar os plantios a partir dessas mudas”, revelou Marcelo.

Marcelo ainda comenta sobre a importância do umbu para quem vive no semiárido da Bahia. "Há todo um mercado futuro para a fruta umbu, dentro de um cenário, brasileiro e mundial, de valorização de frutas típicas, de gosto característico e ricas como alimento. O açaí, por exemplo, vem ganhando mercados nacionais e internacionais, e temos importantes plantios de açaí na Bahia. Esperamos, com o tempo, também poder trabalhar o umbu nesses mercados, destacando suas qualidades”, declarou o coordenador.

O projeto em Iraquara visa a fomentação da plantação do umbu, que é uma fruta típica brasileira que se desenvolve grandemente na Bahia, gerando produtos que desenvolvem uma renda para diversos baianos, possuindo composição de alto teor de vitaminas, minerais, fibras e proteínas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp