BNews Pet

Primeira cidade a se declarar pet friendly, Fortaleza define medidas para turistas com animais

Prefeitura de Fortaleza/Divulgação
O intuito é facilitar que turistas e moradores de Fortaleza possam fazer passeios com seus pets em espaços públicos.   |   Bnews - Divulgação Prefeitura de Fortaleza/Divulgação

Publicado em 07/10/2021, às 08h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A cidade de Fortaleza, no Ceará, se tornou a primeira cidade brasileira a se declarar pet friendly. Com a medida, que já está em vigor desde setembro deste ano, estabelecimentos passaram a adequar suas estruturas para facilitar que turistas e moradores possam passear de forma segura com seus pets.

O projeto é da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae/CE) e a Coordenadoria Especial de Proteção Animal. Estabelecimentos que fizerem parte desse sistema devem receber o selo Fortaleza Pet Friendly.

O intuito é facilitar que turistas e moradores de Fortaleza possam fazer passeios com seus pets em espaços públicos. Até o momento, são 55 estabelecimentos incluídos na lista de pontos pet friendly, sendo 22 bares e restaurantes, 17 barracas de praias, 10 hotéis e seis shoppings.

Leia também: Barriga, orelhas, pescoço? Descubra os lugares que seu pet mais ama receber carinho

Como funcionarão as medidas pet friendly em Fortaleza?

Segundo o secretário de Turismo Alexandre Pereira, antes da entrega dos selos, os estabelecimentos recebem orientações gerais sobre boas práticas ligadas ao pet. Além disso, a prefeitura, junto da Universidade Pet Friendly, do Sebrae e da Escola do Turismo de Fortaleza, está promovendo cursos de capacitação para o atendimento aos pets.

“São webinários que abordam diferentes aspectos, desde a importância de entender o público pet até dicas de convivência como agir quando algo dá errado e apresentação de cases. A capacitação não é obrigatória, mas nossa intenção é envolver o máximo de atores possível”, aponta o secretário.

As medidas e restrições ficam a cargo de cada estabelecimento. O secretário indica que, no caso de hotéis, é comum que se atendam animais de até 8 kg ou 10 kg e que não aceitem cães de caça ou guarda. “Eles separam uma área onde os pets podem circular e, muitas vezes, os quartos que recebem pets ficam em determinada ala do hotel”.

Mais do que educar os funcionários do hotel, Pereira afirma que é necessário que o tutor compreenda as medidas e as aceite para garantir um ambiente confortável para todos.

Pereira afirma que Fortaleza oferece o melhor para tutores e seus pets, já que é uma cidade com muitos ambientes abertos. Por isso, ela é bastante propícia para passeios, renovando os ares tanto do turista quanto de seus companheiros de estimação.

Leia mais:
Cachorro encontra pacote de balas em formato de dentaduras e ganha sorriso novo; veja vídeo
Conheça os cachorros mais influentes da internet

Acompanhe o BNews PET também no Instagram

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp