BNews Pet

Cachorro pode beber leite? Cãolunista explica

Pixabay
Cãolunista explica o porquê nem todo cachorro pode beber leite  |   Bnews - Divulgação Pixabay
Oreo

por Oreo

Publicado em 19/08/2022, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, meus fãs! O tema da cãoluna de hoje é LEITE!! Você sabia, tutor, que não são todos os cachorros que podem se deliciar com essa bebida maravilhosa? Eu, Oreo, amo um potinho de leite!! Meu tio Dendê também, mas ele precisou parar de tomar, por causa de problemas de pele, coitado!! O único ser que não gosta de leite é minha humana japonesa!! Doida! 

Pois bem. Muitos veterinários consideram um erro enorme dar leite para o pet consumir. Apesar de o animal se alimentar de leite materno nos primeiros meses, esse leite que vocês, humanos, compram nos mercados é bem diferente. Para os filhotes de cachorro, o leite materno é um alimento riquíssimo em nutrientes necessários para o desenvolvimento físico. Mas, o leite “de humanos” não tem esse mesmo poder!

O leite que vocês encontram nas prateleiras dos mercados é fonte de vitaminas A (retinol), B1, B2, B6 e B12, cálcio, fósforo, magnésio e zinco. Tudo isso como benefícios para os vocês, bípedes. Além disso, um dos nutrientes presentes na bebida é a lactose, um tipo de açúcar que é absorvido lentamente e fornece energia para o organismo humano.

Para o corpo metabolizar a lactose, é preciso a atuação de uma enzima produzida no intestino, a lactase. Entre os mamíferos, a produção de lactase é reduzida com o desenvolvimento físico. Por isso, à medida que o cachorro vai ficando mais velho e passa a procurar outras fontes de alimento, ele se torna intolerante à lactose.

Como vocês, humanos, não reduziram o consumo de leite, nem quando cresceram, a maioria dos organismos se acostumou com a substância e aprendeu a fazer a digestão dela, apesar de algumas pessoas terem intolerância forte à lactose.

Por isso que muitos veterinários repetem a máxima: os cachorros dependem exclusivamente do leite das cadelas. O leite fresco de vaca, quando fornecido a um filhote de cão, mesmo se falarmos em um dog alemão, que pode pesar 12 quilos aos dois meses, se torna um alimento muito pesado, já que é “fabricado” para os bezerros, que já nascem com mais de 25 quilos.

Os especialistas defendem que o ideal, em caso de filhotes de cachorro abandonados, é procurar uma fêmea nutriz de porte semelhante que aceite a cria adotiva - o que pode não acontecer. Caso essa solução não seja possível, existem fórmulas receitadas por veterinários que podem ajudar na nutrição do filhote. Algumas delas incluem leite de vaca diluído, oferecido ao pet em mamadeiras.

Dessa forma, tutores, a substituição do leite materno para os cachorros pode ocorrer quando:

  • A mãe estiver muito debilitada;

  • Em caso de morte da mãe;

  • Quando há abandono de filhotes órfãos (ou rejeição pela fêmea);

  • Em ninhadas muito numerosas.

Outras fórmulas alimentares que podem ser oferecidas aos filhotes são compostas por leite (de cabra ou ovelha), sendo acrescentadas outras fontes de proteínas, como gemas de ovos, e de gorduras, como azeite ou óleo de coco.

Então, tutores, vocês conseguiram compreender que nós, cachorros, não produzimos a lactase, enzima necessária para a boa digestão do leite, e, por isso, quando bebemos o leite de caixinha, mesmo sendo delicioso, podemos sentir indigestão e até ter vômitos ou diarréias? A digestão do leite em nosso organismo se dá em um processo mais acelerado que no de vocês.

Outra coisa é que cachorros que cresceram tomando leite, mesmo sem sintomas aparentes, tendem a absorver grande quantidade de açúcares ao longo da vida e, com isso, as chances de obesidade e diabetes canina aumentam.

Então, tutores, a dica que eu dou aqui é: evite dar leite a seus cachorros! Mesmo que eles amem a bebida mágica e façam cara de pidão, saibam dizer não. Você poderá evitar sérios problemas futuros na saúde de seu amigo peludo!! E, lembre-se: caso você forneça leite ou seu pet beba por acidente, é importante observar como ele vai se comportar após a ingestão. Ao sinal de qualquer anormalidade, corra para o veterinário com ele.

Eu fico hoje por aqui! Volto na semana que vem com mais dicas sobre o maravilhoso mundo dos cachorros!! Fui!!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp