BNews Pet

Cães identificam estresse de tutor através de "pista" surpreendente, confira estudo

Reprodução/Pixabay
Cientistas concluem que cães identificam estresse de tutor através do hálito  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 30/09/2022, às 12h09   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Os cães provaram, mais uma vez, que conhecem bem os tutores e sabem decifrar o que eles sentem. Alguns cientistas da Queen's University Belfast, na Irlanda do Norte, apontaram que o hálito e o suor dos donos de pets servem como "pistas" para que os animais saibam que os donos estão estressados. O estudo foi publicado na revista científica Plos One

Quatro cachorros, chamados Treo, Fingal, Soot e Winnie, através dos seus tutores, foram voluntários para o estudo. Eles foram treinados para "escolher" um entre três recipientes com odores. Em mais de 650 dos 700 testes, eles souberam definir em qual amostra se suor ou hálito estavam os de uma pessoa estressada.

A pesquisa contou com 36 voluntários humanos que remeteram seus níveis de estresse. Cada recipiente dado para os cães, tinha uma amostra de suor ou hálito dessas pessoas, porém, para que o odor pudesse participar da pesquisa, a pessão arterial e a frequência cardíaca da pessoa tinha que aumentar.

Os cães foram recompensados cada vez que ficaram parados ou sentados na frente de uma amostra de odor de uma pessoa estressada. Os pesquisadores esperam que o resultado da pesquisa ajude no treinamento de cães terapeutas.

"Tínhamos muitas evidências de que os cães são capazes de captar cheiros de humanos que estão associados a certas condições médicas ou doenças — mas não temos muitas evidências de que eles conseguem sentir diferenças em nosso estado psicológico", disse a pesquisadora-chefe do estudo, Clara Wilson.

O olfato apurado dos cães já é muito conhecido e valorizado no mundo inteiro. Os doguinhos já são capazes de ajudar a polícia no combate ao tráfico, detectando drogas e explosivos. Eles também conseguem identificar doenças como câncer e diabetes. Na Covid-19, os cães também conseguiam detectar o vírus.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp