BNews Pet

Cidade do Vietnã quer proibir venda de carne de cachorro e gato; prática é tradição no local

Pixabay
Vietnã é o segundo maior consumidor de carne de cachorro do mundo  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 10/12/2021, às 19h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Cidade turística do Vietnã, Hoi An se comprometeu, nesta sexta-feira (10), a proibir a venda de carne de cachorro e de gato na região. É a primeira vez que isso acontece no país, já que essa prática é tradição no local. Vale lembrar que o Vietnã é o segundo maior consumidor de cachorro no mundo, ficando atrás apenas da China. Estima-se que são consumidas cinco milhões de unidades destes animais anualmente.

As autoridades de Hoi An, um histórico porto comercial e patrimônio mundial da Unesco, se reuniram e assinaram um acordo com o o grupo de defesa dos direitos dos animais Four Paws International (quatro patas internacional, em português) para vetar a venda e o consumo destas carnes.

“Queremos ajudar a promover o bem-estar animal com a erradicação da raiva, acabando com o comércio de carne de gato e cachorro e transformando a cidade em um destino importante para o turismo”, disse o vice-prefeito da cidade, Nguyen The Hung.

Leia Mais:

Dia do Direito dos Animais: Especialista cita avanços legislativos, mas aponta abismo entre as leis e aplicações
Vídeo: Vereador sugere que cães e gatos de rua sejam entregues para alimentar leões em zoológico
Irã considera proibir animais de estimação: “Perigosos e impuros”

Apesar da tradição, houve um declínio do consumo dessas carnes na região, de acordo com pesquisa nacional encomendada. O estudo aponta que apenas 6,3% dos 600 vietnamitas entrevistados consumiam a carne destes animais e que 88% apoiavam a proibição. Isto se deve ao aumento da renda no local, que ajuda na adoção de cães e gatos como animais de estimação.

Mesmo com a notória diminuição no consumo, o assunto ainda é polêmico na região. Ao AFP Phan Van Cuong, um morador de Hanói disse não acreditar que deveria proibir o consumo de carne de cachorro. 'É nossa cultura”, pontuou.

Acompanhe o BNews PET também no Instagram.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp