BNews Pet

Confira cinco raças de cães que você não conhecia mas estão entre as mais inteligentes do mundo

Foto Ilustrativa/Pixabay
Pesquisador norte-americano listou raças mais inteligentes do mundo  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 13/07/2022, às 09h50 - Atualizado às 09h51   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Os doguinhos, além de fotos e companheiros, podem ser muito inteligentes e pode até ajudar os seres humanos em algumas tarefas. As variedades de raças de cães também geraram várias habilidades específicas que eles carregam em si. O pesquisador estadunidente Stanley Coren resolveu estudar e classificar as raças mais inteligentes.

Para seu estudo, 133 raças foram avaliadas e listadas em 79 posições por 208 juízes norte-americanos e canadenses especializados em provas de obediência, entre os quais 199 responderam completamente as perguntas. Coren separou critérios listados de 1 a 80.

Para chegar a sua conclusão, Coren comparou quantas repetições eram necessárias para que um cachorro aprendesse um comando, aqueles que precisassem de menos repetições, eram os mais inteligentes.

Nas graduações de 1 a 10, por exemplo, estavam os cães mais inteligentes. De 11 a 26, raças que apresentaram excelente desempenho, cuja repetição de comandos é dada entre cinco e quinze vezes. Os de 27 a 39 tem os cães com inteligência acima da média. Já os de 40 a 54 encontram-se as raças de inteligência de trabalho e obediência intermediária.

As graduações de 55 a 69 estão as raças de cães que a capacidade de obediência e de trabalho foram consideradas razoavéis e nas de 70 a 80 foram aquelas que foram julgadas com menor grau de inteligência.

Dentre a lista com 79 cães, há, pelo menos, cinco, que você, possivelmente, não conhece e que teve um ótimo desempenho no estudo promovido pelo estadunidense. Confira as raças:

1 - Pastor de Shetland (6°)

Apesar de não ser tão popular, costuma ser um cãozinho muito gentil com sua família e faz de tudo para agradá-los. Amoroso e inteligente, esse doguinho ganha o coração dos seus donos. Apesar de ser dócil com quem ama, não costuma ter a mesma simpatia por estranhos.

2 - Papillon (8°)

Chamado de Spaniel anão continental, esse cão pouco popular é um doguinho de pequeno porte e muito carinho, que ama colo. Ele demonstrou que possui ótimas habilidades para aprender comandos.

3 - Boiadeiro-australiano (10°)

Com uma pelagem diferente, é conhecido por ser quase um "cão raposa" e também pode se comportar como tal, querendo caçar pequenos animais ou desbravar o local onde está. É resistente, ativo, bastante leal, companheiro e também se mostrou bastante inteligente na pesquisa.

4 - Springer Spaniel Inglês (13°)

É uma raça de origem inglesa e é um antigo companheiros dos humanos. Fofos, ativos e inteligentes podem ser características que definem bem o peludo. Eles costumam amar sua família e ser uma ótima companhia para crianças.

5 - Cão d'água irlandês (24°)

É bastante devotado a sua família, se mostrou inteligente e também tem fama de ser bem curioso. Apesar da pelagem exuberante, ele é um ótimo animal para pessoas alérgicas, pois perde pouco pelo. Costuma ser muito companheiro, mas é importante a socialização se ele tiver que conviver com crianças pequenas.

Outras 75 raças foram listadas na pesquisa, as 10 primeiras raças de cães listadas foram:

1º - Border Collie
2º - Poodle
3º - Pastor Alemão
4º - Golden Retriever
5º - Dobermann
6º - Pastor de Shetland
7º - Labrador
8º - Papillon (cão)
9º - Rottweiler
10º - Australian Cattle Dog (Boiadeiro Australiano)

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp