BNews Pet

Dia Mundial do Macaco: Confira cuidados necessários para ter um macaquinho como animal de estimação

Agência Brasil
O macaco sagui e o macaco-prego são as únicas espécies autorizadas para comercialização no Brasil  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 14/12/2021, às 20h18   Emmanoel Trindade


FacebookTwitterWhatsApp

No dia 14 de dezembro comemora-se o Dia Internacional do Macaco. A comemoração, que não é oficial, surgiu como uma brincadeira em 2000 pelos cartunistas americanos Casey Sorrow e Eric Millikin, quando ainda eram estudantes. A data ganhou popularidade e hoje é celebrada no mundo todo como uma forma de chamar atenção para a conservação desses animais.

Estima-se que existam cerca de 200 espécies de macacos no planeta. Apesar disso, 120 estão ameaçadas de extinção, principalmente devido à redução de habitat, mas também pela caça e pelo tráfico ilegal de animais silvestres. Só no Brasil, são mais de 30 espécies de macacos ameaçadas. O desaparecimento desses animais na natureza pode provocar, por exemplo, a perda de dispersão de sementes.

No Brasil, o Ibama autoriza a compra e venda de dois gêneros de macacos: o macaco sagui e o macaco-prego. Eles podem ser encontrados em criadouros legalizados, que comercializam apenas animais nascidos em cativeiro. Ou seja: dessa maneira, os macaquinhos não são retirados da floresta e postos à venda, eles já nascem nesses estabelecimentos destinados à comercialização.

Nesses casos, as lojas deve apresentar uma documentação específica vinculando o animal ao Sisfauna, que faz parte do Ibama. O macaco de estimação recebe um microchip para ser possível rastrear e monitorar a sua origem, o que também contribui para atestar a legalidade do estabelecimento. O macaco sagui é o mais comum de ser encontrado para comercialização.

Leia Mais:
Amigos e rivais: cachorro e gato divertem internet em “confronto”
Cachorro independente compra própria comida e surpreende tutora; assista

Para conhecermos mais esse mundo primata, o Bnews conversou com a bióloga especializada em animais silvestres, Barbara Vitoria, que deu algumas dicas para quem tem interesse em ter um macaco de estimação.

Segundo a bióloga, é preciso criar um ambiente que seja o mais semelhante possível ao que ele encontraria na natureza. "O viveiro não pode ser pequeno, deve ser bem amplo, com galhos grandes distribuídos em todo o espaço, imitando a distribuição das árvores na natureza", afirmou.

"É muito importante colocar brinquedos de madeira e tocar nas partes altas do viveiro. É necessário ocupar a maior parte do tempo desses animais, pois a falta de estímulos do ambiente pode levar o macaco a desenvolver depressão, o que o deixa mais suscetível a outras doenças", disse Barbara.

Fazer a manutenção do viveiro é importantíssimo. "O tutor do animal, tem que garantir que o espaço esteja sempre limpo, pois, os alimentos consumidos pelo macaco de estimação tendem a apodrecer muito facilmente e isso pode atrair a presença de insetos e outros animais indesejados e transmitem doenças", lembrou.

Em relação à alimentação, para a bióloga é importante que o tutor invista nas saladas de frutas, verduras escuras e legumes para garantir que a alimentação do macaco seja balanceada e bastante completa.

"Macacos são onívoros, ou seja, sua dieta no meio natural é muito diversificada e pode incluir flores, folhas, insetos, ovos de aves. Invista nas saladas de frutas, verduras escuras, legumes e insetos, como as larvas de tenébrio. Você pode oferecer gelatina sem açúcar e uma ração específica também".

Sobre os passeios, Barbara chama a atenção para os passeios fora de casa. “Passeios fora de casa não são bem-vindos. Os saguis são muito ágeis, se eles fugirem dificilmente são capturados. É possível soltá-los em casa, mas fique atento a frestas, portas e janelas”.

Como qualquer animal, os macacos também precisam fazer consultas regulares a um médico veterinário. O ideal é procurar um profissional especializado em animais silvestres. O transporte na ida e volta do consultório deve ser feito em uma caixa de transporte para evitar sustos. 

Leia também
Gato é resgatado após passar dois dias preso em cima de poste
Vídeo: Advogado é preso após matar cachorro com tiro na cabeça
Imagens mostram cachorro lutando para se salvar após fortes chuvas; assista

Acompanhe o BNews PET também no Instagram.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp