BNews Pet

Estudo diz que cachorros são mais rancorosos que lobos; entenda comparação

Reprodução/Pixabay
Cachorros são mais rancorosos que lobos selvagens e tendem a ignorar a quem tiveram conflito  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 05/10/2022, às 12h00



Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Viena apontou que os cães são animais mais difíceis de perdoar do que os lobos selvagens, por exemplo. O pet é visto como um animal rancoroso pois não conseguem manter uma boa relação com quem acabou de ter um atrito.

Os tutores de cães já podem ter observado que os olhares dos animais podem lhe dizer muita coisa. Quando o pet se sente abandonado quando o dono sai para trabalhar, por exemplo, ele pode dar sinais óbvios de que não está gostando nada daquilo. Olhares de julgamento ou sinais de angústia como se tremer podem se fazer presente. Em alguns casos, o cão pode até mesmo ignorar seu tutor.

A pesquisa procurou entender se, de fato, os cães são rancorosos e chegaram a conclusão que eles são animais difíceis de liberar o perdão. Os cientistas descobriram que os lobos bricam entre si, mas se reonciliam depois, já os cães não. O estudo foi feito com quatro matilhas de lobos selvagens em cativeiro e quatro matilhas de cachorros domésticos em cativeiro.

O resultado apontou que os lobos compartilham regras de boa convivência e uma das novas está em se perdoar após uma luta. Já os cães mostraram que podem brigar mais violentamente e, ao invés de "esquecer" o atrito, evitam seus adversários após a situação conflituante.

Para os cientistas, os cães perderam a capacidade de perdoar pois sua sobrevivência não depende mais em permanecer na matilha. Os anos de domesticação, segundo o estudo, fez com que esses animais perdessem algumas habilidades que antes eram essenciais pra que ele pudesse sobreviver.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp